metropoles.com

Em novo DVD, Zezé mostra lado inédito: “Vai dançar, integrar o ballet”

Cantor grava novo projeto solo em São Paulo com participação especial da filha Wanessa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Zezé Di Camargo
1 de 1 Zezé Di Camargo - Foto: Divulgação

Fruto de um trabalho iniciado no confinamento imposto pela pandemia em sua fazenda em Goiás, o novo DVD de Zezé Di Camargo traz o irmão de Luciano em versão solo, tendo a primogênita, Wanessa, como convidada. Rústico, nome que já batizou o EP do cantor em Goiás, também em versão solo, destaca-se pela pluralidade de um repertório com 27 canções, sendo 7 inéditas e 20 releituras, agora com gravação em São Paulo, na Villagio JK.

“O repertório foi escolhido por mim, tem as sugestões do meu produtor, Felipe Duram, dicas do meu irmão Emanoel, mas o repertório, principalmente nas regravações, foi de músicas escolhidas por mim”, atesta Zezé Di Camargo. “Gosto de cantar o que me emociona, então este repertório está bem assim. Mesmo as músicas que foram indicadas por outras pessoas são as que me emocionam muito”, conclui.

5 imagens
Zezé Di Camargo
Zezé Di Camargo
Zezé Di Camargo
Zezé Di Camargo
1 de 5

Zezé Di Camargo também lançou um álbum com Wanessa Camargo

Divulgação
2 de 5

Zezé Di Camargo

Manuela Scarpa e Marcos Ribas/Brazil News
3 de 5

Zezé Di Camargo

Manuela Scarpa e Marcos Ribas/Brazil News
4 de 5

Zezé Di Camargo

Manuela Scarpa e Marcos Ribas/Brazil News
5 de 5

Zezé Di Camargo

Divulgação

Assim, foi a partir da sensação de que ele selecionou uma playlist que não discerne gênero e prima por um gosto pessoal, que a cenógrafa Ludmila Machado criou como cenário uma caixa de espelhos que reproduz a imagem do cantor em reflexos rumo ao infinito. “Fiquei pensando que é o Zezé sozinho, mas é o Zezé plural, são vários Zezés no palco. Então eu falei: ‘nossa, é Zezé no espelho’, o sentimento que eu fiquei foi de replicar esse Zezé ao infinito”, ela explica.

O artista também estará no meio do público, com um palco que obedece à intenção de colocá-lo em cena em um espaço que vai permeando a plateia, sem distinguir boca de cena e o fundo da casa, em uma linha divisória quase imperceptível entre ídolo e fãs.

“Tem muita música inédita, estamos preparando para trabalhar em tudo, além de alguns clássicos da minha carreira e da minha vida, tem canções inéditas para trabalhar, tocar no rádio… Coisas bem bacanas, e com a qualidade com que sempre gravei e como sempre preservei. Músicas que têm a ver comigo”, confessa.

A presença de Wanessa, explica o astro, tem o objetivo de dar seguimento a um trabalho já feito em dupla entre os dois, o Pai e Filha. “Gravamos coisas maravilhosas e eu pensei: ‘Pôxa, ter a minha filha como convidada especial no DVD é um presente’. Ela escolheu duas canções, é a única participação que eu tenho no DVD e a intenção foi essa: homenageá-la como a grande cantora que ela é hoje.”

Zezé explica ainda que o novo trabalho tem um viés moderno. “Não é por se chamar Rústico que precisa ser simples, acho que pode ter um simples com bom gosto e sofisticado, e o ballet pegamos pessoas do Street Dance e pessoas que dançam todos os gêneros musicais, não escolhemos exatamente um ritmo específico, misturamos vários estilos.”

O elenco conta com dançarinos de jazz, street dance e hip hop. Felipe Moura e Jéssica Braga assinam a coreografia e a direção de movimento, sendo que Jéssica é também preparadora corporal de Zezé Di Camargo.

“A escolha pelo nome Rústico para São Paulo é porque a intenção da gente realmente é transformar esse projeto em uma Label, em que ele possa “mostrar artistas sertanejos de outras épocas, artistas que cantam no repertório mais sertanejo, mais raiz, mais rústico”, explica Zezé. “Realmente, o mercado está precisando da música sertaneja, boa parte da música sertaneja de verdade, que há um vácuo aí”, pontua.

“Quando a gente canta um modão”, prossegue, “nesse sentido, a gente vê a reação das pessoas, é claro que o disco inteiro, o DVD inteiro, não é só isso, tem coisas atuais, com arranjo moderno atual, mas ele traz uma maneira de cantar e de arranjos que tem a ver com a época dos anos 90.

“Para mim, é uma honra gigantesca estar produzindo esse projeto maravilhoso, no qual eu tive a oportunidade de estar junto com Zezé no nascimento do trabalho, que foi construído com a gente junto, lá na fazenda, despretensioso, com os vídeos no Youtube”, conta o produtor musical Felipe Duram.

Passo a passo

A gravação contará com um apurado espetáculo de coreografia, gerando um movimento permanente em cena. “Sou diretor de movimento e coreógrafo, e o processo está sendo muito prazeroso”, conta o niteroiense Felipe Moura, que há 20 anos trabalha com dança. “A princípio, a ideia era só preparar o Zezé para que ele pudesse ter um projeto mais intimista, onde ele mostrasse sua carreira de forma solo, com nova roupagem, nova perspectiva. E entendemos no processo que se a gente pudesse não só trabalhar a forma corporal dele no palco, mas também sua extensão através de um ballet, através de coreografias em que os bailarinos possam representar a sua música, seria melhor”, conta.

“Estamos ensaiando todos os dias e com uma carga horária de 8 horas”, continua. “Estamos fazendo algo único no Brasil, que é trabalhar com um artista do segmento sertanejo que tem uma pegada rock’n roll, uma pegada pop e uma pegada diferente, e colocando misturas de jazz, hip hop, danças urbanas. O Zezé também vai dançar, vai integrar o  ballet, todas as partes fazem conexão entre elas, é um projeto híbrido, onde vai ter somente música, banda, ballet, mas um espetáculo em 360°”, conclui Moura.

​Diretor-geral do espetáculo, Júlio Loureiro diz que “foi muito gratificante” receber o convite para o DVD. “Não preciso nem me alongar para falar do tamanho e da importância dele para a música sertaneja e para a música brasileira. O mais interessante foi ouvir do Zezé que ele queria mostrar coisas que o público não tinha visto dele. Isso nos instigou”, admite.

“Mergulhamos com tudo no processo junto ao Zezé. E a cada encontro, uma nova surpresa. Encontramos um artista extremamente disposto e disponível para sair da sua zona de conforto e entregar o que o projeto precisava. Entendemos que ele era o principal componente desse projeto. Então focamos em sua performance. Caímos para salas de ensaio com ele para fazer exercícios e jogos teatrais e, posteriormente, marcações de cena”.

O diretor conta que tudo foi se encaixando bem. A banda, liderada por Felipe Duram, tem presença marcante no palco. “A conexão deles com o Zezé é muito legal. E entendemos como outro ponto importante para nosso show. Depois, entendemos que o Zezé tinha que estar muito próximo ao público. E aí a Ludmila Ayres Machado, a incrível cenógrafa, trouxe um projeto de palco que casava perfeitamente com isso que queríamos. Um palco inovador, que multiplicasse o Zezé e que, ao mesmo tempo, conectasse o Zezé, banda e ballet ao público.”

“E o ballet”, prossegue Loureiro, “caiu como uma luva”. “No processo, entendemos que seria fundamental e disruptivo ter um ballet que não participasse do show todo, mas que, quando participasse, desse um brilho especial. O ballet é composto por pessoas de diferentes cidades do Brasil”. São 13 profissionais selecionados a partir de etapas de audições online e presenciais. 

A Loureiro, soma-se Felipe Duram, produtor musical. Ludmila Machado assina a cenografia do palco e Carlinhos Nogueira, a direção de fotografia, enquanto Júnior Nom e Thiago Taranto exercem a produção técnica e conteúdos de LED se espalham pelo ambiente.

 Repertório

Abertura: É O Amor

Bloco1: Fera Mansa, Menina Veneno, Vivendo por Viver, Saudade Bandida”, Boa Noite, Noite Fria, Frente Fria

Bloco 2: Faz Mais uma Vez, Me Leva pra Casa, A Cada Volta, um Recomeço, Dou a Vida Por um Beijo, Te Vi Bebi.

Bloco 3: Banalizaram, Indiferença, Sem Medo de Ser Feliz, Pra Não Pensar em Você, Abraça-Me, No Dia em que Saí de Casa. Com Wanessa: Daqui a 20 Anos, Difícil é Controlar a Paixão.

Bloco 4: 35 Latas, Vou Ter que Tomar Uma, Na Hora H, Meu País, Eu Duvido, Dois Corações e Uma História, Você Vai Ver e Pão de Mel, Sentimento Anestésico, Caipira Nato.

Final: Flores em Vida

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

Agora também estamos no Telegram! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?