metropoles.com

Elza Soares sobre racismo: “O negro tem uma força que sempre aparece”

Em conversa com a coluna, Elza Soares afirma que toda a sua obra é uma forma de combate ao racismo ao mostrar a cultura de sua raça

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Elza Soares
1 de 1 Elza Soares - Foto: Reprodução

Se tem uma cantora que representa a força da mulher negra brasileira, sem dúvidas ela é Elza Soares. A diva da MPB completou 90 anos recentemente, e, para comemorar, lançou a música Negão Negra, em parceria com Flávio Renegado. Em conversa com a coluna, a cantora afirma que toda a sua obra é uma forma de combate ao racismo ao mostrar a cultura de sua raça.

“Negão Negra mostra como o racismo estrutural existe. E a gente vem combatendo isso. O negro tem uma força, que eu não sei de onde vem, mas que ela sempre aparece”, comentou Elza. O clipe do manifesto antirracista traz imagens de protestos contra a discriminação e lembra os nomes de Marielle Franco, George Floyd e João Pedro Mattos, com a frase: “Em memória aos que perderam suas vidas para o racismo”.

5 imagens
Elza Soares
Elza Soares
Elza Soares
Elza Soares
1 de 5

Elza Soares

Reprodução
2 de 5

Elza Soares

Reprodução
3 de 5

Elza Soares

Reprodução
4 de 5

Elza Soares

Reprodução
5 de 5

Elza Soares

Reprodução

Este ano, a cantora também lançou a música Onda Negra. “É Elza Soares mostrando raça, sua força. Minhas músicas mostram essa força violenta da cultura negra, uma cultura de raça, com sangue na veia. Que mostra o que veio a fazer”, diz. Durante o protesto #blackouttuesday, Elza pediu que seus seguidores substituíssem o quadrado preto por fotos de pessoas negras com a #ondanegra. “Sejamos luz, viemos para brilhar”, escreveu ela.

Elza ainda relembrou de A Mulher do Fim do Mundo, que faz uma homenagem a ela. “Esse clipe é uma coisa muito forte. Aquelas mulheres todas representando Elza, falando, sambando, cantando…”, comentou. A letra é quase uma biografia de sua história “Meu choro não é nada além de carnaval. É lágrima de samba na ponta dos pés. A multidão avança como vendaval. Me joga na avenida que não sei qualé”. Viva Elza Soares!

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?