metropoles.com

É questão de sobrevivência: os bailes funk precisam voltar urgentemente

A coluna Leo Dias afirma com todas as letras que os bailes funk voltarão bem antes dos shows de sertanejos e forrozeiros

atualizado

Compartilhar notícia

Vincent Rosenblatt/Agência Olhares
rio baile funk3
1 de 1 rio baile funk3 - Foto: Vincent Rosenblatt/Agência Olhares

A situação do funk atualmente no Brasil está muito complicada. Nenhum ritmo sofreu tanto com a pandemia quanto funk. E isso é uma conjunção de fatores.

Vamos lá: o funk é o tipo de música que não dá pra se ouvir por muito tempo dentro de casa. Funk é da rua, é da noite, é da balada, não dá pra deixar nossa avó ouvir “Xereca de Mel” (acredite, isso é o título de uma canção – e pior – está estourada).

A queda do funk provocou um crescimento imediato do rap. Foi automático. O samba também cresceu com a pandemia. Samba dá pra dividir com a família. Já o funk… As letras pesadas assustam os mais conservadores.

Outra razão para o desastre das lives de funk é o poder aquisitivo de seu público. Celular é quase sempre pré-pago e gastar todos os créditos numa live é jogar dinheiro fora. Não dá.
Por isso, começam a surgir no Rio e em São Paulo pequenos bailes clandestinos. É um barzinho aqui, uma festinha ali.

A Coluna Leo Dias afirma com todas as letras que os bailes funk voltarão bem antes dos shows de sertanejos e forrozeiros. Até mesmo quem se arriscou a adaptar a letra de funk à pandemia está passando por maus bocados. Teve MC que fez funk até sobre máscara e trocou o baile pelo banheiro… Não rolou.

Até mesmo, digamos, a “proximidade” do funk com ilegalidade e por sobreviver longe das áreas mais vigiadas das cidades deixam bem claro que muito em breve não só existirão os “funks proibidões”, mas daqui a pouco já surgirá um “baile proibidão”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?