Duelo de Titãs: SBT promete abrir guerra contra a Globo por plágio
Emissora da família Marinho teria fugido de patrocinador porque tinha conhecimento que o formato se trata de uma cópia
atualizado
Compartilhar notícia
O tempo fechou entre SBT e Globo desde que o novo programa de Paola Carosella estreou na programação da emissora carioca no domingo (29/1). A promessa é de guerra na Justiça. Nas próximas linhas, a coluna LeoDias traz detalhes de um imbróglio que acaba de ser desencadeado, onde a rede de Silvio Santos deve cobrar satisfação e direitos sobre Minha Mãe Cozinha Melhor Que a Sua, apontado pelo público e profissionais de TV como cópia descarada do Minha Mulher Que Manda, quadro de sucesso do programa Eliana, além do Duelo de Mães, cuja criação, o registro e a apresentação é de Ticiana Villas Boas.
Nossa reportagem descobriu que o SBT estuda acionar até mesmo Ticiana, que está de viagem fora do Brasil, porque querem processar a Globo. A apresentadora é quem detém os direitos sobre o programa Duelo de Mães, que está registrado desde 2016 como Duelo de Mães, Minha Mãe Cozinha Melhor Que a Sua, e que ganhou duas temporadas no SBT, e uma na Band, mais recentemente.
A primeira dona do formato é a diretora de TV Adriana Sequeto, que também dirigiu a atração. Posteriormente, Ticiana passou a ser dona do formato porque comprou os direitos da amiga.
SBT não medirá esforços a favor de Eliana
Diretores do SBT também enxergam cópia do Minha Mulher Que Manda, do programa Eliana, na atração da ex-jurada do MasterChef (Band). Na segunda-feira (30/1), isso entrou em discussão no interiores da emissora. A ideia de levar o caso à Justiça já é uma certeza por lá.
A coluna LeoDias descobriu que a Globo não poderá ser acionada diretamente, porque comprou o formato da Fremantle, produtora pertencente à RTL Group.
Globo, x SBT x Fremantle
A empresária Dani Bussoli, que à época trabalhava na Fremantle, acompanhou todo o desenvolvimento de reestruturação do programa ainda no SBT, porque estava envolvida com o BBQ Brasil, ou seja, a Fremantle teria conhecimento que esse formato pertencia a Ticiana Villas Boas.
Acredita-se que o Duelo de Mães tenha sido passado para a produtora internacional, a qual Bussoli representava, e começaram a desenvolver o formato fora do país, para depois comercializá-lo. Em Portugal, por exemplo, existe um caso na Justiça sobre acusação de plágio desta mesma atração.
Uma fonte da Fremantle disse à coluna que todos sabiam do registro no Brasil bem antes dele ser registrado lá fora.
Desconforto entre Paola, direção e Globo
Dentro da Globo, essa história teria causado enorme desconforto desde o início, pois as similiaridades entre um programa e outro foram percebidos muito antes. Porém, como o formato estava comprado e não existia outro projeto idealizado para Paola Carosella, teriam resolvido encarar a situação. Paola teria se calado diante dos fatos.
Globo fugiu patrocinador
Outro detalhe importantíssimo nessa história tem a ver com a Seara, que sempre foi patrocinadora de todos os programas de culinária da casa, além dos realities.
A Globo sabia que o Minha Mãe Cozinha Melhor Que a Sua era cópia do Duelo de Mães e não ofereceu cotas de patrocínio para as empresas de Joesley Batista, empresário e marido de Ticiana.
A coluna LeoDias entrou em contato com o SBT, a Globo e Paola Carosella. A emissora de Silvio Santo disse que “não irá se pronunciar”. Os outros ainda não responderam.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no Telegram! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.