metropoles.com

Desgastado, BBB clama por reformulação para frear os “fãs de mutirões”

Coluna LeoDias analisa desgate que vai além do formato. É preciso repensar a participação do público

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Globo
Print colorido de Amanda, campeã do BBB23
1 de 1 Print colorido de Amanda, campeã do BBB23 - Foto: Reprodução/Globo

Na noite de terça-feira (25/4), a Globo promoveu uma das finais mais apáticas da história do Big Brother Brasil. Não é de agora que os sinais de desgaste são evidenciados. A chegada dos famosos no Camarote até deu uma sobrevida ao formato após o desastroso BBB19, mas não durou muito. Já no ano passado, era evidente a necessidade de uma sacudida, o que a temporada deste ano só reforçou (e como!). Para além do formato, a participação do público também precisa ser repensada, isso através do modelo de votação.

Há um entendimento de que o sistema atual desequilibra o jogo. Uma parcela, que está longe de representar a maioria – tanto em leitura da competição quanto em volume de pessoas – a partir de uma histeria, elege seu favorito, salientando uma rasa identificação, e decide lutar bravamente para fazer esse participante campeão, sem considerar o que ele faz no desenrolar do jogo, mesmo com uma desenvoltura aquém daqueles que realmente dão a cara à tapa na disputa e fazem o enredo acontecer. Assim, o “amor cego” dos fãs atropela todo e qualquer competidor que possa ameaçar seu favorito – ou melhor dizendo, enxergam como ameaça aqueles que realmente fazem o jogo acontecer. 

5 imagens
Três desérticas disputaram o prêmio final
Amanda ganhou o BBB23 e ficou surpresa com a vitória
Bruna conquistou a 3ª posição
Boninho no BBB23
1 de 5

2 de 5

Três desérticas disputaram o prêmio final

Foto: Globo/Reprodução
3 de 5

Amanda ganhou o BBB23 e ficou surpresa com a vitória

Foto: Globo/Reprodução
4 de 5

Bruna conquistou a 3ª posição

Foto: Globo/Reprodução
5 de 5

Boninho no BBB23

Foto: Reprodução

Há o entendimento de que um sistema de votação como o de A Fazenda pode dar novos rumos ao reality. No formato atual, em que o voto é em quem deve ser eliminado, os verdadeiros favoritos ficam expostos. As torcidas organizadas elegem um rival. Enquanto isso, o público de casa – o grande público –, sem o jogo de cintura e força de articulação de redes como Twitter, se dividem sem querer, deixando o verdadeiro favorito na mira da histeria dos mutirões. 

No sistema de votação como o de A Fazenda, em que o público vota em quem deve ficar, o foco realmente vai para aquele que é mais popular, sem que essa divisão seja predominante. Assim, quem é mais inexpressivo no jogo conta apenas com seus “fãs malucos” e tem na votação um reflexo de seu comportamento “planta”, já que possivelmente os “fãs de mutirões” não conseguiriam bater de frente com o grande público “não dividido”. Afinal, a torcida organizada precisa colocar suas atenções em seu “eleito” e não atacar os rivais, aqueles que verdadeiramente movimentam o jogo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?