Deolane x Kerline: discriminação etária expõe abalo emocional em peoas
Psicóloga Maria Rafart analisa danos que atitude de Kerline pode causar nas mulheres
atualizado
Compartilhar notícia
Numa sociedade em que mulheres são reféns de cuidados estéticos para se manterem jovens e atrativas, a palavra “velha” soa como ofensa, e é frequentemente usada como xingamento mesmo. No episódio Kerline – Deolane em A Fazenda 14, o que entristece não é apenas o fato da ex-BBB por uma semana ter usado desta estratégia para desqualificar a rival – o que entristece mais a nós, mulheres, é que Deolane foi atravessada pela ofensa, mesmo tendo ela apenas 34 anos, dois a mais que Kerline.
Deolane, forte e empoderada, se ajoelha diante da “ameaça” da idade. É muito triste ver que mulheres ainda se sintam psicologicamente abaladas pelo simples e natural passar do tempo. Um observador menos atento dirá que ela tem apenas 34 anos, e que isto não é nada.
No entanto, o conteúdo psicológico desta reação é preocupante, pois demonstra o quanto ser considerada mais velha pode ser incômodo para ela. Na edição passada de A Fazenda, a briga no ao vivo entre Solange e Rico incluiu também o “xingamento” de velha, e o consequente baixo astral de Solange por alguns dias.
O ageísmo é o preconceito da idade. Mais cruel com as mulheres, a sua existência significa que ainda há muito o que lutar para poder envelhecer em paz.
O movimento de cabelos grisalhos é uma grande iniciativa neste sentido, pois o sentido libertário de ter os cabelos da cor que a própria natureza pintou pode marcar esta geração. Esperamos que as construções sociais em torno da aparência das mulheres dem a elas a liberdade de fazer com seus corpos e cabelos o que bem entenderem.
– Análise da psicóloga Maria Rafart
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no Telegram! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.
Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.