Compartilhar notícia
Desde o início do Big Brother Brasil, as provas de resistência garantem momentos marcantes. E no BBB18, Kaysar Dadour e Ana Clara entraram para a história do programa ao ficarem de pé por quase 43 horas. Mas, entre a vontade de superar os próprios limites e o medo de se colocar em risco, o que conta mais: o corpo ou a mente?
“A divisão de corpo e mente não existe, pois os dois se relacionam diretamente. Porém, sabemos que a mente pode influenciar o corpo de maneira positiva e negativa”, explica o professor de educação física e personal trainer Renan Massaferri. “Ter uma mente forte ajuda em qualquer prova de resistência, pois pode potencializar a capacidade física, mas a mente não faz o trabalho sozinha”.
Mas se engana quem pensa que os participantes sarados têm alguma vantagem nas provas de resistência. Mais importante do que isso é ser uma pessoa ativa e ter um propósito. “Eu posso não praticar academia e ter um nível de atividade física alto no meu dia a dia, com tarefas do lar, lazer, deslocamentos diários… Mas a motivação pode elevar a eficiência física”, comenta Renan.
É preciso levar em consideração também o cansaço mental dos brothers causado pelo jogo e pelo confinamento, já que o estresse afeta o corpo mesmo que os participantes tenham tempo de sobra para ficar a toa na casa ou relaxar na piscina. “Ter tempo para descansar não significa que o estresse mental ou físico não apareça e que ele não irá influenciar o corpo”, afirma o professor.
Assista ao Bate Boca Brasil e inscreva-se no canal do Metrópoles!
“Hoje sabemos que ter uma boa saúde mental é extremamente importante para aumentarmos a performance física, sermos produtivos, criativos, competitivos e diminuirmos os riscos de desenvolver doenças. Além disso, o nosso corpo evoluiu para se movimentar e descansar quando necessário. Ou seja, o descanso em excesso pode aumentar esse estresse mental e a atividade física ajuda na capacidade de lidar com as adversidades”, finaliza ele.