Compartilhar notícia
Aos 72 anos, Vanusa vive um drama comum a muitos brasileiros. Internada para tratar de problemas respiratórios desde o dia 7 de setembro no Complexo Hospitalar dos Estivadores, hospital público em Santos (SP), ela luta não apenas contra isso, mas para conviver com uma doença degenerativa que, há anos, a afastou dos holofotes.
Após a coluna noticiar o caso com exclusividade, muita gente se perguntou o porquê de uma artista com tanto sucesso não ter sido colocada em um hospital particular. Sem respostas da família, decidimos fazer o caminho contrário: como é o centro médico onde ela está? Vanusa pode receber todo o cuidado que precisa lá?
Nossa equipe esteve no local na tarde desta sexta-feira (11/9) e, à primeira vista, pode perceber que há uma intensa entrada e saída de pacientes. Seguindo protocolos contra a Covid-19, notamos que todos os funcionários estavam usando máscara. A limpeza do local também era fácil de ser notada. Como a família impede que sejam divulgados boletins médicos sobre a situação da artista, não é possível ter dimensão de seu quadro atual.
A visita ao leito de clínica médica não é permitida, devido à sua idade avançada, mas fomos informados que, por ela não estar em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), ela divide espaço com outros pacientes. Vanusa tem acompanhantes fixos. No caso desta sexta, era sua filha Amanda quem estava no local — acompanhantes precisam ser devidamente identificados e entrevistados pela assistente social do hospital para que estejam aptos para estar ao lado de Vanusa. Ou seja, os fãs não teriam qualquer chance de manter contato com a estrela.
O Estivadores atende as especialidades de Obstetrícia (Maternidade) com suporte de Neonatologia e UTI Neonatal e Clínica Médica, com suporte de UTI Adulto. O complexo existe desde o ano de 1970, tendo sido desativado em 2010 e reaberto em 2017 graças a uma parceria por contrato de gestão entre a Prefeitura Municipal de Santos e o Instituto Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz.