metropoles.com

Conheça o samba-enredo das Escolas que se apresentam hoje no RJ

Seis escolas irão para a avenida durante o primeiro dia de desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Sambódromo Marquês de Sapucaí
1 de 1 Sambódromo Marquês de Sapucaí - Foto: Reprodução

Após um longo ano de preparações, o dia em que as Escolas de Samba do Rio de Janeiro do Grupo Especial irão brilhar na Marquês de Sapucaí enfim chegou. A partir das 22h deste domingo (19/2) até a madrugada da próxima segunda-feira (20/2), seis escolas darão início aos desfiles da primeira divisão do Carnaval do Rio: Império Serrano; Grande Rio; Mocidade Independente; Unidos da Tijuca; Salgueiro e Mangueira. A coluna LeoDias te conta agora tudo o que você precisa saber sobre o enredo destas escolas. 

Império Serrano 

Campeão da Série Ouro em 2022, o Império Serrano volta ao Grupo Especial do Carnaval fluminense com um desfile que promete emocionar os fãs do samba e do pagode carioca. A Escola apresentará um enredo em homenagem ao cantor e compositor Arlindo Cruz. Desenvolvido pelo carnavalesco Alex de Souza, o desfile contará a trajetória do histórico sambista carioca. 

6 imagens
Desfile da Grande Rio, campeã carioca do Carnaval de 2022
A Mocidade Independente de Padre Miguel celebrou o orixá Oxóssi, com o enredo 'Batuque do Caçador'
Unidos da TIjuca no Carnaval do Rio de Janeiro
Salgueiro no Carnaval do Rio de Janeiro
Alcione esteve no carro alegórico
1 de 6

Desfile da Império Serrano na Sapucaí do Rio de Janeiro, no Carnaval de 2022

Reprodução
2 de 6

Desfile da Grande Rio, campeã carioca do Carnaval de 2022

Reprodução
3 de 6

A Mocidade Independente de Padre Miguel celebrou o orixá Oxóssi, com o enredo 'Batuque do Caçador'

Foto: Fabio Motta/Prefeitura do Rio
4 de 6

Unidos da TIjuca no Carnaval do Rio de Janeiro

Adriana Cruz/Metrópoles
5 de 6

Salgueiro no Carnaval do Rio de Janeiro

Reprodução
6 de 6

Alcione esteve no carro alegórico

AgNews/ Wallace Barbosa

Chamado de Lugares de Arlindo, o enredo tratará de passagens e músicas da vida do cantor, com um destaque especial para a faixa Meu Lugar, que conta sobre o seu bairro de criação, Madureira, na zona norte carioca. Embora incerta, há expectativa de o próprio Arlindo Cruz participar do desfile e subir em uma das alegorias. O cantor está bastante debilitado após sofrer um AVC em 2017, sua participação dependerá de diversos fatores como condições climáticas e liberações médicas.

Grande Rio 

Este será um Carnaval inédito para a Grande Rio. A escola de Duque de Caxias entrará na avenida pela primeira vez defendendo o título de campeã do Carnaval de 2022. No ano passado, a agremiação encantou a Sapucaí com um desfile sobre Exu e promete fazer bonito em 2023. 

Assim como a Império Serrano, a escola promoverá uma homenagem a um dos principais sambistas cariocas: Zeca Pagodinho. O enredo Ô Zeca, o pagode onde é que é? Andei descalço, carroça e trem, procurando por Xerém, pra te ver, pra te abraçar, pra beber e batucar! contará a trajetória do sambista e sua ligação com o bairro de Xerém, localizado na cidade da Baixada Fluminense. 

Mocidade Independente 

Hexacampeã do Carnaval do Rio de Janeiro, a Mocidade Independente tentará retomar ao posto após seis anos. Para isso, a escola fará viagem para o Nordeste. Mais especificamente à cidade de Caruaru, em Pernambuco. 

O enredo Terra de Meu Céu, Estrelas de Meu Chão conta a história do bairro Alto do Moura, na cidade do agreste pernambucano, e a arte de barro do artista Mestre Vitalino. 

Unidos da Tijuca 

Outra escola que vai tentar retomar o posto de campeã do Carnaval é a Unidos da Tijuca e, assim como a Mocidade, será no Nordeste onde seu enredo se foca. No entanto, o destino é outro, a Baía de Todos os Santos, na Bahia.

Sob comando do carnavalesco Jack Vasconcelos, a escola promete promover na avenida o encontro da alegria, cultura, história, misticismo, musicalidade e belezas naturais da região da Bahia. 

Salgueiro 

Uma das mais tradicionais escolas do Carnaval carioca, o Salgueiro promoverá um desfile recheado de homenagens visando valorizar um dos maiores direitos do ser humano: a liberdade de expressão. 

Delírios de um Paraíso Vermelho traz um enredo subjetivo com referências ao histórico carnavalesco Joãosinho Trinta com um desfile que promete valorizar a arte do Carnaval. 

Mangueira

Por último, mas não menos importante, a verde e rosa entra na avenida para homenagear a Bahia, assim como a Unidos da Tijuca. No entanto, o foco é na cultura africana, tão marcante do estado nordestino. 

As Áfricas que a Bahia canta trará a Sapucaí as visões diferentes e aspectos culturais e personalidades carnavalescas tão importantes para constituição da Bahia. 

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

Agora também estamos no Telegram! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?