Compartilhar notícia
Três herdeiros da Hering estão brigando na Justiça contra a Inpasa Investimentos, holding familiar que controla parte do capital da empresa. Eles acreditam que houve desvio irregular de patrimônio, além de acusarem o grupo de fraude por manterem dois CNPJs ativos por mais de 50 anos. O processo corria em Blumenau, onde a Hering foi fundada e é sediada, até que três juízes se declararam incompetentes para julgá-lo. Por isso, foi aberta uma nova ação em São Paulo. Recentemente, a Hering foi vendida para o Grupo Soma, dono de marcas como Farm e Animale, em uma transação bilionária.
Os irmãos Pedro, Eduardo e Rafaela Hering Bell reivindicam ações que pertenciam à avó, Eulália Hering, que morreu em 2006 e possuía 9,1851% da Inpasa Investimentos. Com isso, as vendas e cessões de ações que seriam de direito deles seriam declaradas nulas. Caso a Justiça concorde, o Grupo Soma ou qualquer outro interessado em comprar a Hering será afetado e poderá ter que arcar com os prejuízos. Em nota, a Hering informou desconhecer o processo e que não se manifestará. Já o Grupo Soma disse que se trata de um assunto familiar.
O processo, que aponta falsificações de assinaturas e reclama ações da Inpasa que teriam diminuído de 9,1% para 6,9%, cita a Cia. Hering, Ivo Hering, primo da mãe dos herdeiros, Klaus Hering, irmão da mãe deles, e Antônio Diomário Queiroz, ex-marido de Maike Hering, tia deles. Os irmãos também tentam comprovar fraude, já que a Inpasa manteve dois CNPJs ativos atuando paralelamente por mais de 50 anos, o que é ilegal. Se isso for comprovado, todas as transações feitas no período de 1966 a 2016 poderiam ser anuladas, como a venda da Ceval Alimentos, em 1997.
O processo corria em Blumenau, Santa Catarina, onde a Hering foi fundada e é sediada. Mas três juízes da cidade se declararam incompetentes para julgá-lo. Com isso, os herdeiros desistiram e abriram uma nova ação em São Paulo. Em áudios anexados ao processo, Diomário reconhece que houve fraude e culpa Ivo. Já Ivo aponta Klaus como o responsável. Klaus, por sua vez, reconheceu em inventário que as ações de fato sumiram, sem explicar os motivos.