metropoles.com

BBB22: pode falar de Lula e Bolsonaro? Saiba as regras sobre política

A coluna LeoDias apurou que, ao contrário do que muitos acreditam, brothers e sisters não são proibidos de discutir o assunto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Montagem
Lula e Bolsonaro: discussões políticas podem acontecer no BBB
1 de 1 Lula e Bolsonaro: discussões políticas podem acontecer no BBB - Foto: Montagem

Em ano eleitoral, o debate sobre política sempre toma conta das ruas e das redes. Quando a eleição é presidencial, como em 2022, as discussões sobre candidatos e preferências partidárias se tornam ainda mais intensas. E isso não exclui os participantes confinados no Big Brother Brasil. A coluna LeoDias apurou que, ao contrário do que muitos acreditam, brothers e sisters não são proibidos de discutir o assunto dentro da casa mais vigiada do Brasil.

Fontes ouvidas pela nossa reportagem confirmam que Lula e Bolsonaro podem, sim, virar tema de conversas dentro da casa do BBB. Nas redes sociais, aliás, o público já especula que a polarização que toma conta do país pode se repetir entre os confinados. Mais do que isso: há quem aposte que a política será o tema destas edição do Big Brother Brasil, assim como o racismo pautou o debate no BBB21 e, no ano anterior, o empoderamento feminino deu o tom das discussões sobre o programa. A aposta na política como assunto dominante da temporada tem explicação: o elenco do programa reúne pessoas que têm posicionamentos políticos completamente distintos. Mas o fato é que camarotes e pipocas podem, sim, mencionar os nomes de Lula e Bolsonaro dentro do reality da TV Globo.

4 imagens
Gil do Vigor e Arthur Picoli não esconderam simpatia por Lula
Arthur Picoli: sexto colocado no BBB21
Sarah disse que gostava de Bolsonaro, mas, fora do jogo, afirmou ter sido incompreendida
1 de 4

Gil do Vigor

Reprodução/Instagram
2 de 4

Gil do Vigor e Arthur Picoli não esconderam simpatia por Lula

Reprodução/Instagram
3 de 4

Arthur Picoli: sexto colocado no BBB21

Reprodução/TV Globo
4 de 4

Sarah disse que gostava de Bolsonaro, mas, fora do jogo, afirmou ter sido incompreendida

Reprodução/TV Globo

A apuração da nossa reportagem, no entanto, revela que já houve, sim, episódios em que a direção do programa precisa avaliar como agir diante de conversas que envolvem o assunto que mais tem contribuído para gerar tretas na internet nos últimos anos. Em alguns casos, o alerta sonoro da casa mais vigiada do Brasil já chegou a ser acionado, por exemplo.

Se os participantes do BBB22 declararem suas preferências políticas dentro do programa, não serão os primeiros a usar o reality mais assistido do país para fazê-lo. Em 2021, Gil do Vigor e Arthur Picoli tiveram falas simpáticas ao ex-presidente, Luís Inácio Lula da Silva. Sarah Andrade também demonstrou afinidade com um político. “Eu gosto dele”, disse, ao se referir a Jair Bolsonaro. A fala repercutiu mal. Fora do programa, a loira já se declarou favorável à saída do ex-capitão do Exército da presidência da república.

Por vezes, tanto Gil, quanto Arthur e Sarah utilizaram códigos para abordar o tema. Eu uma das conversas cifradas, o filho mais ilustre de Conduru disparou para o pernambucano: “Se você virar político, seu número vai ser o 13”. O número 13 é o número do Partido dos Trabalhadores, de Lula. Percebendo a indireta do companheiro de confinamento, Gil devolveu: “É o mínimo, né?”. Arthur finalizou, enfatizando a simpatia com a legenda: “Aí eu voto em você, senão eu não voto, não”.

No BBB18, as primeiras palavras pronunciadas pela campeã da edição, Gleici Damasceno, após faturar o prêmio e deixar a casa foram “Lula Livre”. Na época, o líder petista estava detido na sede da Polícia Federal, em Curitiba.

Será que o BBB22 vai acrescentar novos capítulos ao debate político no país? A resposta, só a partir da próxima segunda, (17/01).

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

Agora também estamos no Telegram! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?