Compartilhar notícia
Além do elenco do BBB21, o que também chamou a atenção dos internautas e desta coluna foi a decoração da mansão localizada nos Estúdios Globo. Isto porque os elementos cenográficos utilizados para compor o “palco” para edição 21 do reality fugiu do óbvio, lançando mão de cores fortes e até mesmo elementos que não combinam entre si para compor o visual. Convidamos a arquiteta Renata Pocztaruk, da ArqExpress, para comentar sobre a decoração da casa dos brothers.
Os quartos hiper decorados que chamaram a atenção do público, segundo a especialista, podem trazer uma sensação de desconforto. Isto porque a arquitetura e a decoração afetam diretamente a sensação das pessoas no ambiente.
“Para os quartos sempre indicamos cores neutras, que tragam aconchego, iluminação amarela, porque precisamos que o corpo produza melatonina e consiga descansar. Ao usar cores com muito contraste, ou preto e branco, muitos elementos, informações em excesso, tudo isso interfere e faz com que a pessoa não consiga relaxar, acaba criando um desconforto para quem está dentro do ambiente. É muito estímulo ao mesmo tempo. A luz branca potencializa ainda mais esse desconforto”, analisa.
Para a arquiteta, os ambientes que não combinam entre si podem ter sido uma escolha proposital já que o participante sai de um ambiente carregado e vai para outro ainda mais carregado: “O cérebro recebe tanta informação que não relaxa. Isso pode gerar estresse e ansiedade”.
“Acredito que o objetivo é causar essa sensação de desconforto e muito estímulo de informação em todos os cantos. Tem poucos elementos naturais, luz amarela, poucas janelas, ou seja, é o oposto do que estudamos para trazer conforto em uma casa”, completa.
Segundo Renata, os ambientes e a decoração interferem a nossa percepção e sentimentos e para os confinados não é diferente.
“Os espaços são pensados para as necessidades das pessoas. Ou seja, o quarto para dormir, a sala para receber, então o processo criativo para estes espaços é feito para despertar as sensações necessárias para aquele local. Dessa forma, buscamos harmonia e equilíbrio para despertar boas sensações! Uma casa com muita informação, muitas cores, muitos materiais e pouco conforto interferem no nosso humor, produtividade, sono e gera sentimento de angústia, ansiedade e estresse.”
Um exemplo claro desse conceito é a escolha de rosa e dourado para o banheiro já que a arquiteta explica que dourado representa poder e o Rosa é a cor da Sensualidade. “As cores rosa e dourada são usadas em detalhes, como nos metais e em uma parede com revestimento. No banheiro do BBB, estas tonalidades predominam, então pode ser ‘proposital’ para despertar indiretamente esse lado poderoso e sensual dos participantes.”
“Depende da finalidade do ambiente. Os escritórios coloridos podem ajudar na produtividade, no estímulo de ideias e criatividade. O amarelo, vermelho e laranja são cores que juntas são ótimas para escritórios, mas na casa não são indicadas por serem cores quentes, que não ajudam a relaxar. As cores quentes estimulam o cérebro e as cores frias relaxam. Assim como luz quente traz aconchego e luz fria acorda. A impressão que eu tenho é que na casa do BBB é tudo invertido justamente para a pessoa ficar constantemente ligada e acordada! Muita cor ao mesmo tempo atrapalha, o excesso de informação afeta diretamente as emoções e a saúde mental”, finaliza.