Compartilhar notícia
Ainda que os participantes do BBB21 tenham divergências entre si, há um tema recorrente e unânime nas rodas de conversa: a falta de relações sexuais. O assunto é pauta quase que diária entre os brothers, que contam além de experiências que já viveram do lado de cá, como também a carência afetiva vivida no confinamento.
A coluna conversou com Priscila Junqueira, psicóloga, especialista em Sexualidade e colaboradora da Plataforma Sexo sem Dúvida, que lista quais os efeitos causados pela privação do sexo seja no confinamento no BBB21 ou dentro do contexto pandêmico no qual estamos inseridos.
“Não temos um efeito do ponto de vista físico, nos órgãos sexuais, mas temos prejuízos como: a perda do costume de ter penetrações, trazendo perdas de lubrificação e sensibilidade alterada dos órgãos quando voltar a transar; ansiedade; estresse; e agressividade”, pontuou a especialista.
De acordo com a Priscila Junqueira, há outro fator que deve ser levado em consideração, que é a questão de não se sentir desejado. Como dizia Freud, nascemos e somos seres desejantes – estamos sempre em busca de preencher nossa falta – e não ocupando essa posição de “ser desejado”, o indivíduo fica com autoestima baixa e não tem perspectiva de ter relações íntimas, assim perde a vontade de praticar o autocuidado, como um banho, por exemplo.
A falta de contato físico, (como beijos e abraços) também pode causar estresse, pois sem os hormônios liberados durante a prática sexual, as pessoas não se sentirão relaxadas. Sem relaxamento, aumentamos o estresse: “Durante abraços, mesmo que não estando em relação sexual, liberamos vários hormônios, um deles chamado ocitocina, conhecido como “hormônio do amor””, afirma.
Gatilho do amor
O gatilho para o despertar do desejo é a dopamina. É um hormônio liberado pelo nosso cérebro aos neurotransmissores quando nos interessamos por alguém, por exemplo. O que nos garante uma sensação de prazer.
Essa química interna tem importância na criação de vínculos e no relaxamento das musculaturas do corpo. Não abraçar, dentro ou fora da casa, dificulta criar vínculos. “A ocitocina melhora relações sociais como um todo, e na intimidade melhora o sexo. Não tocar, não abraçar, frequentemente traz dificuldades até de vínculos sociais.”
E quais sintomas podemos ver ali nos brothers que vem dessa abstinência? “Ansiedade, agressividade, aumento do consumo de alimentos e exercícios físicos, discussões por qualquer motivo, estresse e falta de autocuidado”, finaliza.