Compartilhar notícia
O público está se deliciando com as reprises de Laços de Família, no Vale a Pena Ver de Novo, da Rede Globo, e de Mulheres Apaixonadas, no Canal Viva. As novelas da era de ouro de Manoel Carlos estão batendo recordes de audiência e matando as saudades do telespectador nostálgico. Mas será que você se lembra de todas as nove Helenas do autor?
A primeira Helena de Maneco foi Lílian Lemmertz, na novela Baila Comigo, de 1981. Na trama, a personagem tenta esconder que separou seus filhos gêmeos (ambos vividos por Tony Ramos) no nascimento. Um foi criado por ela e o outro pelo pai.
Veja as atrizes que já encararam a musa de Maneco
A segunda Helena só veio dez anos depois, em 1991, com Maitê Proença, em Felicidade. Maneco criou uma personagem imperfeita, que se casa por conveniência. Em seguida, ela se separa e se envolve com o pai de sua filha, mas não revela a paternidade.
Regina Duarte foi a única atriz que interpretou a Helena de Manoel Carlos mais de uma vez. Em 1995, a atriz protagonizou História de Amor. A personagem cria sua sobrinha Joyce (Carla Marins) como se fosse sua filha e se apaixona por um homem comprometido.
Em 1997, Regina Duarte faz em Por Amor sua Helena mais memorável. A personagem troca seu filho ainda na maternidade por seu neto, que morre de repente. Sua filha na ficção é Gabriela Duarte, mesmo “papel” dela na vida real. Regina ainda voltará nessa matéria!
A exuberante Helena de Vera Fischer está fresquinha na memória do público que está revendo Laços de Família, de 2000. A personagem abre mão do próprio namorado (Reynaldo Gianecchini) para que a filha (Carolina Dieckmann) fique com ele.
A Helena de Christiane Torloni também está à disposição dos telespectadores na reprise de Mulheres Apaixonadas, de 2003, que estão acompanhando a personagem dividida entre um casamento entediante e uma paixão da juventude que reaparece.
Pela terceira vez, Regina Duarte vive Helena. Em Páginas da Vida, de 2006, a personagem adota uma menina com Síndrome de Down e precisa brigar pela guarda na Justiça com o pai biológico da menina (Thiago Rodrigues).
Taís Araújo interpretou a única Helena negra de Maneco em Viver a Vida, de 2009. Na novela, ela é uma modelo que desiste da carreira para se casar com um homem mais velho, mas se culpa pelo acidente que deixou a enteada (Alinne Moraes) paraplégica.
Ao escalar Julia Lemmertz para viver sua derradeira Helena, Maneco fez uma homenagem à primeira personagem, interpretada pela mãe da atriz. Na novela Em Família, de 2014, ela vê a filha (Bruna Marquezine) se apaixonar por seu ex-namorado (Gabriel Braga Nunes).