Antes da estreia, BBB22 já é fenômeno de repercussão nas redes sociais
Imprensa tenta antecipar famosos da edição, público delira com spoilers de Tadeu Schmidt e Boninho e reality domina assuntos mais discutidos
atualizado
Compartilhar notícia
A menos de duas semanas da estreia, o BBB22 já domina as redes sociais e dá indícios de que, por mais uma temporada, o reality show da TV Globo não vai deixar ninguém desconectado do que se passa dentro da casa mais vigiada do Brasil. Embalado por uma estratégia de marketing competente, o programa repercute antes mesmo da exibição do primeiro episódio e, nesse momento, faz todo o país se perguntar: quais famosos, afinal, estarão no confinamento?
A imprensa, diga-se de passagem, contribui decisivamente para que o fenômeno aconteça. E esta coluna, modéstia a parte, também. Titular deste espaço, Leo Dias divulga nomes de celebridades cotadas e/ou confirmadas para o reality e faz a web tremer a cada nova reportagem. O interesse por informações sobre o Big Brother Brasil é tamanho que muita gente cai nas fake news de perfis fakes do Twitter ou do Instagram, atribuindo ao colunista do Metrópoles a divulgação de nomes improváveis para o elenco do programa dirigido por Boninho. Fica o alerta: os nomes divulgados pela coluna LeoDias, fruto de apuração jornalística já descrita neste espaço, você sempre encontra aqui.
De volta ao que cabe à TV Globo quando se trata do marketing do BBB. Em 2022, a chegada de um novo apresentador ao comando da atração acabou por instigar ainda mais o público para conferir as primeiras chamadas do programa. Simpático, seguro e bem-humorado, Tadeu Schmidt já coleciona elogios nas redes sociais e cativa o público que, num primeiro momento, pareceu reticente diante da escalação do jornalista para o posto.
Diretor do show, Boninho também parece ter tomado gosto pelas câmeras e faz de seus spoilers e enigmas acontecimentos capazes de deixar telespectadores e internautas com zilhões de pulgas atrás das orelhas. O responsável pela área de variedades da TV Globo, aliás, foi se apropriando deste espaço aos poucos — e parece ter desenvolvido gosto pela coisa. Desmentindo notícias, armando cortinas de fumaça e revelando pequenos frames da casa do BBB, o responsável por fazer a nave Big Brother decolar risca o fósforo que, esperamos, em breve será sinônimo de fogo no parquinho.
A estratégia de lançamento do BBB é das mais bem pensadas pela emissora. A cada nova pista — fajuta ou não — cresce a percepção de o público está se envolvendo pelo reality, num movimento crescente de captura da atenção dos espectadores, que tende a explodir no dia em que a TV Globo anunciar os nomes dos confinados — da Pipoca e do Camarote — para a 22ª temporada do Big Brother Brasil.
O lançamento do Big Brother é uma aula de marketing. É uma aula de comunicação. E é, também, uma aula sobre como envolver diferentes audiências, em diversas plataformas, em torno de um mesmo produto. A título de comparação, basta pensar que se a atual novela das 21h, Um Lugar Ao Sol, tivesse recebido atenção parecida pouco antes de sua estreia, certamente registraria, agora, índices de audiência mais robustos.
Ironia do destino, o BBB22 terá o desafio de elevar esses índices depois de uma novela que, embora ótima, segue longe de ser um sucesso de público. Pelo visto, faltou aquela ligação do Big Fone para a equipe responsável pela promoção da trama de Lícia Manzo, que vai anteceder os episódios do Big Brother Brasil na grade de programação da Globo.
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento, siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no Telegram! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.