metropoles.com

Análise: Drake prova que artistas brasileiros merecem mais valor

Em show de desrespeito e antiprofissionalismo, rapper canadense cancelou apresentação no Lollapalooza no dia do evento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Foto colorida de Drake
1 de 1 Foto colorida de Drake - Foto: Reprodução/Instagram

Neste domingo (27/3), durante as repercussões do cancelamento do show de Drake no Lollapalooza, noticiado com exclusividade por este espaço, uma fala se destacou em meio aos shows no autódromo de Interlagos. Em meio a sua apresentação, o rapper brasileiro L7NNON disse em alto e bom som que os artistas brasileiros merecem mais valor. Aopinião é clara e reflete a necessidade do público brasileiro e, principalmente, dos grandes festivais, de valorizar mais a música que é produzida aqui. 

Não são poucos os relatos de artistas brasileiros que reclamam do tratamento que os grandes festivais, como Lollapalooza e Rock in Rio, oferecem a quem produz música brasileira. Por outro lado, são nesses mesmos eventos que os artistas internacionais são tratados como reis, tendo demandas absurdas atendidas e atrasos e shows de baixa qualidade tolerados.  

4 imagens
Naldo e Drake
Drake
Drake
1 de 4

L7nnon e Drake

Reprodução / Montagem
2 de 4

Naldo e Drake

Reprodução
3 de 4

Drake

Reprodução/Instagram
4 de 4

Drake

Foto: Instagram/Reprodução

Voltemos ao Rock in Rio de 2022. Tirando a polêmica envolvendo a realização ou não do show de Justin Bieber, noticiada também por este espaço com exclusividade, os artistas internacionais, em geral, foram respeitosos e fizeram shows que agradaram o público. No entanto, quais shows acabaram sendo os mais marcantes? Os brasileiros. Ludmilla, Maria Rita, Racionais MC’s, Jão, entre outros, foram os que mais empolgaram a audiência. Mas, o mais importante, todos estavam gratos por estarem em cima do palco, gratos pelo público e gratos pelo poder que suas músicas têm de impactar a vida das pessoas. 

O mesmo ocorreu com apresentações dos brasileiros no Lollapalooza deste ano, como foi o caso da própria Ludmilla, do já citado Rapper L7NNON, e de outros como Pedro Sampaio, Pitty e Paralamas do Sucesso. Claro que não podemos ignorar que são propostas de festivais diferentes, mas, em essência, as coisas se repetem: os brasileiros são usados para “encher” o lineup, recebem menos, se entregam mais e acabam, por muitas vezes, empolgando mais o público.

Evidentemente, a grande maioria dos artistas internacionais são respeitosos com o público brasileiros, mas não podemos ignorar que sempre priorizam repetir os mesmos repertórios de seus shows de turnê. E não há, necessariamente, um problema com isso, uma vez que, evidentemente, a rotina de shows feitos pelo mundo inteiro impedem esses artistas de buscar customizações voltadas aos brasileiros. Mas, vamos olhar do ponto de vista comercial, é justo os artistas internacionais ganharem mais que os brasileiros e receberem um tratamento diferenciado? 

Se olharmos o TOP50 do Spotify Brasil na presente data, melhor termômetro para medir o que o público brasileiro tem mais ouvido ultimamente, nenhuma das 50 faixas mais executadas pertencem a artistas internacionais. É a prova viva de que os brasileiros escutam música brasileira. É claro que este espaço entende que a proposta do Rock in Rio e do Lollapalooza é atrair grandes estrelas internacionais para o país. No entanto, por que a presença desses é tão supervalorizada, mesmo sabendo que nossos artistas têm um impacto maior perante o grande público? 

Não é só o cancelamento de Drake que deveria acender os alertas dos contratantes. Ao longo das últimas semanas, muitos artistas cancelaram suas apresentações no festival, como o caso de Willow e Blink-182. O desrespeito desses artistas, e o sucesso dos brasileiros nos grandes festivais é a prova clara que uma mudança de mentalidade por parte dos organizadores desses eventos é necessária: é preciso abandonar o “complexo de vira-lata” e entender que os brasileiros são tão ou mais capazes de levantar os públicos desses eventos.

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

Agora também estamos no Telegram! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?