Análise: Casimiro rompe hegemonia da TV e renova Copa do Mundo
Streamer bateu público recorde com a transmissão da primeira partida do Brasil na Copa do Mundo
atualizado
Compartilhar notícia
A Copa do Mundo está a todo vapor e com ela as transmissões das partidas ganham cada vez mais destaque. No mundial deste ano, uma novidade foi apresentada ao público brasileiro: a possibilidade de assistir a alguns dos jogos do torneio de forma gratuita em plataformas como YouTube e Twitch. E claro, quem melhor para chefiar estas transmissões senão Casimiro Miguel? O maior streamer do país foi ousado e já colheu os frutos dessa ousadia na primeira semana de transmissões, logo na primeira partida do Brasil bateu o recorde de público simultâneo em transmissões ao vivo com um pico de audiência de 3,7 milhões de pessoas no YouTube, superando os 3,3 milhões atingidos por Marília Mendonça em 2020.
Mas será possível dizer que Casimiro já ameaça a Globo? Não, a emissora carioca também atingiu um público significativo na estreia da Seleção Brasileira com 51 pontos de audiência no Painel Nacional de Televisão (o que representa mais de 36 milhões de pessoas nas grandes regiões metropolitanas), maior audiência em estreias do Brasil desde a Copa de 2006. No entanto, já podemos dizer que Casimiro incomoda.
A Globo investiu pesado para sua transmissão no Globoplay, disponibilizando sinal 4k e colocando Tiago Leifert para comandar as transmissões principais para os assinantes. Ainda assim, tecnicamente, por conta do delay e alguns problemas de sinal da plataforma, grande parte do público que escolheu a internet como forma de assistir aos jogos da copa têm acompanhado as transmissões com Casimiro. É sempre bom lembrar que o streamer foi sonho de consumo da Globo no início do ano que chegou, inclusive, a fazer uma proposta para Cazé, como esta coluna revelou. No entanto, os planos de Casimiro eram outros e hoje já podemos dizer que, ao menos no âmbito das redes sociais, o streamer tem sido uma pedra no sapato da emissora carioca.
Ainda assim, o que mais se destaca nas transmissões com Casimiro não são os números e nem os detalhes técnicos e sim a forma como a transmissão é feita. Sem filtros, os participantes das lives da Copa interagem com o público e sabem muito bem dosar o humor já característico das transmissões de Cazé. Sem falar que o streamer conta com uma gabaritada equipe de repórteres, comentaristas e humoristas que participam da transmissão.
As transmissões fogem da mesmice, em qualquer momento pode acontecer algo inusitado ou marcante, desde o humorista Diogo Defante aparecer acariciando um filhote de leão ou até mesmo o repórter André Hernan conseguir uma entrevista exclusiva com um atleta da Seleção Brasileira. É a prova viva que transmissões de eventos podem ser feitas de variadas formas e para diferentes públicos. Cazé pode (ainda) não incomodar a Globo e as emissoras de TV com seus números de audiência, mas, certamente, desenvolveu um modelo de transmissão único de difícil reprodução.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no Telegram! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.