metropoles.com

A máfia do “selo azul” do Instagram: quanto custa e quem cobra

A coluna Leo Dias recebeu inúmeras denúncias de agências que vendem o famoso “selo azul” do Instagram

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Selo azul Instagram
1 de 1 Selo azul Instagram - Foto: Reprodução

De acordo informações enviadas à coluna, os valores para verificar uma conta no Instagram variam entre R$ 5 mil até R$ 35 mil. Para obter a verificação da conta é preciso que a pessoa tenha matérias publicadas em seu nome e este serviço também é oferecido pela “máfia digital do selo de verificação”. O pagamento é realizado em duas etapas: a primeira parte no início da operação e a segunda quando a conta é enfim verificada pelo Instagram.

Entre os serviços oferecidos está a criação de páginas no Wikipedia para garantir que a plataforma enxergue o solicitante como uma pessoa pública de fato e, assim, facilitar a transação.

12 imagens
1 de 12

Reprodução
2 de 12

Reprodução
3 de 12

Reprodução
4 de 12

Reprodução
5 de 12

Reprodução
6 de 12

Reprodução
7 de 12

Reprodução
8 de 12

Reprodução
9 de 12

Reprodução
10 de 12

Reprodução
11 de 12

Reprodução
12 de 12

Reprodução

Nos casos em que não há nenhuma matéria publicada no nome da pessoa que almeja o “selo azul”, essas agências usam o nome de alguns veículos de comunicação e oferecem uma tabela de preços para que essas publicações sejam feitas. Os valores, segundo eles, variam de acordo com a relevância. Vale lembrar que nenhum portal de notícias ou veículo cobra para que matérias sejam produzidas.

Um selo de verificação é uma marca exibida ao lado do nome de uma conta do Instagram nas pesquisas e no perfil. Isso significa que o aplicativo confirmou que a conta é a presença autêntica da figura pública, da celebridade ou da marca que ela representa. De acordo com as diretrizes do Instagram, não é usado o selo de verificação para apoiar e reconhecer figuras públicas ou marcas. É uma ferramenta para ajudar as pessoas a encontrar as contas reais de figuras públicas e marcas. Ele indica que a conta do Instagram é notável e autêntica.

Segundo as políticas da plataforma, o Instagram pode remover selos de verificação de qualquer tipo de conta a qualquer momento, bem como retirar o seu selo ou desativar a sua conta se você tentar verificar perfil por meio de terceiros.

Atualização

Os sites do Grupo Observatório não têm relação alguma com os integrantes da “Máfia do Selo Azul”. Esses membros da máfia, se passam por representantes dos sites e divulgam supostos valores cobrados para a publicação de conteúdo pago, sem nenhuma autorização do Grupo Observatório. Portanto, se você for abordado com esse tipo de promessa, não aceite, não pague!

É importante esclarecer que o Observatório em momento algum em toda sua história (8 anos) ofereceu esse tipo de serviço para conseguir selo azul. Trata-se de um golpe e também somos vítimas dessa máfia.

O Observatório é um veículo de informação que pratica o jornalismo profissional e não tem nenhuma relação com esses mafiosos. Condenamos qualquer prática ilegal, imoral, antiética e que não seja a forma oficial de se alcançar o êxito na busca pelo selo do Instagram.

Existem regras para se conseguir o selo e elas precisam ser cumpridas. Repudiamos qualquer forma contrária às políticas do Instagram e reafirmamos nosso compromisso com o trabalho profissional, honesto, ético e legal. Nosso departamento jurídico tomará as medidas cabíveis para coibir e punir quem está usando indevidamente e ilegalmente o nome do Observatório para práticas comerciais não autorizadas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?