Compartilhar notícia
Trazer o público do “pancadão” para mais perto de Deus. Esse é o principal objetivo do estilo de funk “consciente”, que tem em suas letras vivências de milhares de pessoas da favela. Os números nas plataformas de streaming impressionam e são vários os artistas que apostaram neste gênero.
Quem se destaca nesse quesito é o funkeiro MC Lele JP. Para se ter uma ideia, o artista já chegou ao sexto lugar das músicas de funk mais tocadas no Youtube na primeira quinzena de julho. A somatória de visualizações de suas músicas já é de mais de um bilhão — um número que nem grandes e antigos nomes do mundo do funk chegaram.
No Spotify não é diferente, Lele JP está entre os artistas do seguimento mais acessado. “Pra mim, um artista de apenas 18 anos, é mais que um sonho realizado, ver meus projetos tocando em todos os cantos que vou, nas plataformas digitais, nas rádios e principalmente em locais que eu nunca imaginei me ver. Se pudesse resumir em uma palavra seria gratidão”, revela o artista que começou a carreira aos seis anos de idade.
O MC tem um público cativo. Em suas letras ele cita Deus, fé e as motos que costumam ser o grande símbolo da superação. Lele revela que a sua música ajudou muitas pessoas a ter um incentivo na vida. “Fui percebendo a partir do momento que comecei a ser parado no backstage de eventos e shows, e as pessoas vinham e me abraçavam, dizendo que a minha música tinha ajudado a superar uma depressão”, o cantou então notou que o toque religioso com a batida do funk foi uma mistura que deu esperança para quem lhe ouvia.
Os planos para carreira não param. Em breve, Lele JP lançará sua nova música “Moletom” em parceria com os MC’s Neguinho da Kaxeta e Don Juan e os DJ’s Murilo e LT. A direção do clipe fica por conta de Lucas Paes.
O crescimento do funk consciente
A nova leva do funk ganha espaço e soma revelações. São vários os artistas que estão se destacando no estilo que revela a luta e o sofrimento de quem mora na favela, e acredita em Deus. Os MCs Paulinho da Capital e Neguinho do Kaxeta estão também entre os artistas mais ouvidos do funk consciente. Os clipes de Neguinho do Kaxeta podem ser vistos no maior canal do seguimento do país, o Kondizilla. A prova de que o mais difícil eles já têm: audiência e público fiel.