1ª reportagem de Glória Maria foi sobre a queda do viaduto Paulo de Frontin
Jornalista lembrou no Memória Globo os bastidores de reportagem emblemática que deu início à sua carreira
atualizado
Compartilhar notícia
Gigante do jornalismo, Glória Maria fez sua primeira reportagem muito jovem, quando ainda estava em seus primeiros anos na TV Globo. Na matéria emblemática, ela cobriu a queda do viaduto Paulo de Frontin, em 1971. O arquivo da reportagem foi perdido durante um incêndio na Globo, mas uma década após a cobertura a jornalista falou sobre o caso. Relembre o momento agora.
“Há 10 anos, aqui neste lugar e nesta hora, eu vi de perto o drama causado pela queda deste elevado. Uma tragédia que o Rio não vai esquecer nunca. Era quase meio-dia de um sábado de chuva. O elevado da avenida Paulo de Frontin, aqui na Tijuca, ainda não estava pronto. Lá em cima, trabalhavam vários operários, mas aqui embaixo, havia muito trânsito. A queda do elevado matou 26 pessoas, feriu gravemente 22 e deixou vários mutilados”, dizia um trecho da reportagem.
Anos mais tarde, em um episódio do Memória Globo, a jornalista comentou sobre a cobertura, e contou alguns detalhes dos bastidores. “Era um sábado em que a gente estava saindo para almoçar. 13h30 da tarde. Eu estava descendo ali pela parte dos fundos do segundo andar [da Globo], aí ligaram no telefone: ‘Caiu o elevado da Paulo de Frontin’. Eu disse: ‘Ah, não enche o saco’, assim, de brincadeira. Aí disseram [da equipe]: ‘Vamos!”, teria incentivado um colega.
Ela explicou como foi feita a apuração, direto da redação, em uma época que a internet ainda não era realidade, para saber se o viaduto tinha mesmo caído: “A gente foi no catálogo, na lista telefônica pra ver os moradores dali e ligar, pra saber se tinha mesmo acontecido. E o primeiro morador logo disse: ‘É verdade!’”
A jornalista, que foi pioneira em toda a sua carreira, confirmou que aquela foi sua primeira reportagem. “Aí a gente foi [até o local], depois a Globo mandou uma unidade móvel pra lá, tínhamos poucas entradas ao vivo. Foi a primeira porrada que eu levei logo assim, quase a minha estreia no jornalismo, pra valer, fazendo reportagem, foi praticamente com o elevado de Frontin”, contou.
Glória Maria foi a primeira a aparecer em uma transmissão ao vivo e a cores, direto do Jornal Nacional. Além disso, ela também foi a jornalista que inaugurou a alta definição na TV. A profissional que transmitia sua essência em todas as reportagens, cobriu guerras, conheceu cerca de 160 países e passou por vários programas jornalísticos da Rede Globo.
Luta contra o câncer
No início de janeiro deste ano, a jornalista passou por uma internação, que já estava prevista dentro do tratamento. Ela foi diagnosticada com câncer no pulmão em 2019, e tratou a doença com sucesso. Depois disso, recebeu o diagnóstico de uma metástase no cérebro, quando ela teve de fazer cirurgia para retirada do tumor, que também foi realizada com êxito.
No ano passado, Glória apresentou mais metástases no cérebro e foi submetida a novos tratamentos. Segundo a TV Globo, estes tratamentos pararam de fazer efeito nos últimos dias.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no Telegram! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.