metropoles.com

Jukebox Sentimental: as novas estripulias do vovô Paul

Aos 76 anos, ex-beatle lança novo disco e mostra que ainda tem fôlego para encantar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Paul McCartney ‘One On One’ Tour – Sydney
1 de 1 Paul McCartney ‘One On One’ Tour – Sydney - Foto: Getty Images

Em sua biografia lançada recentemente, Phil Collins faz um comentário sardônico sobre Paul McCartney: a de que quando você conversa com o ex-beatle, ele faz questão de deixar claro quem é e sua importância. A postura pode ser considerada antipática, mas não a do eterno baterista do Genesis, e sim a de um dos artistas mais queridos de todos os tempos. Ele acaba de lançar novo disco, Egypt Station, o 17º desde o fim do fab four, contando os registros com os Wings.

Divulgação

A alfinetada pop deixa transparecer também uma faceta que talvez poucos tenham coragem de escancarar, a do Paul egocêntrico, ou seja, um sujeito que faz questão de estar em evidência ou no centro das atenções o tempo todo, sem medo de parecer patético ou cair no ridículo de ser como aqueles vovôs posando de jovem. No entanto, em pleno vigor, maturidade e criatividade, o velho Macca tem talento de sobra para não deixar isso acontecer.

Conceitual, o título é uma referência ao lado itinerante do artista, ou seja, o de suas andanças pelo mundo a reboque de turnês milionárias lotadas e bem sucedidas, onde, entre uma “estação” e outra, colhe impressões sonoras, estéticas e até comportamentais. Daí a razão de ser de faixas como Back in Brazil, numa clara homenagem ao nosso país, mesmo que pareça que ele tenha assistido à animação Rio para compor a faixa.

Nostalgias sutis
Egypt Station também é um álbum impregnado de nostalgias sutis, mas isso só para os ouvidos e olhares mais atentos. A capa do disco, por exemplo, no seu estilo de colagens visuais, lembra a contra capa e interior de Ram, o segundo e elogiado trabalho lançado pelo artista lá no distante ano de 1971. É só conferir e comparar.

Após vinheta sensorial de pouco mais de 40 segundos da faixa de abertura, com barulho de trem e tudo o mais, o ouvinte é aplacado pelo toque famigerado do piano pop de McCartney em I Don´t Know. Lembra alguma coisa do ótimo Chaos and Creation in the Backyard, de 2005. A folk hippie Happy With You fala sobre o peso do tempo e do prazer de estar agora ao lado da amada. Faz dobradinha no estilo de arranjo intimista com a bela Confidante.

Divulgação

Se a animada Come On To Me é um hit fadado ao sucesso nas rádios e plataformas de streaming, Who Cares, com sua introdução a la U2 e partes gospel, surge como um convite prazeroso a uma das melhores faixa do álbum, junto com a envolvente Dominoes, com seu refrão pegajoso.  “E como os dominós/Quem está se encaixando/Ignorando tudo em seu caminho/E todos os telefones/Continue chamando constantemente”, canta.

Enquanto na pretensiosa People Want Peace – cuja introdução traz uma homenagem à Caroline No, dos Beach Boys – Paul insiste na bobagem de querer parecer pacifista na linha John Lennon da fase Give Peace a Chance. Já Fuh You, uma parceria com Ryan Tedder – vocalista do OneRepublic e produtor de mão cheia – surge como um recalque descarado dos sucessos mais pop do Coldplay, com direito àqueles ooh, ooh irritantes.

Divulgação

Curiosamente, as melhores faixas de Egypt Station são aquelas nas quais o vovô Paul, hoje com 76 anos, tenta soar jovem moderninho e vanguardista, com veia nata para o progressivo, como já mostrou no lado B de Abbey Road, dos Beatles, e em muitas canções experimentais de sua carreira solo. Vibrantes, Despite Repeated Warnings e Hunt You Down/Naked/C-Link são provas de que o artista ainda tem gás de sobra pra continuar encantando.

Serviço:
Egypt Station. Paul McCartney. Universal Music. ***

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?