Veja os nove brasilienses escolhidos para a turma política do RenovaBR
Em todo o país, 150 nomes participarão de cursos para formação política nos Poderes legislativos e executivos nacionais
atualizado
Compartilhar notícia
Dos 150 brasileiros selecionados para integrar a mais recente turma para formação de novas lideranças do RenovaBR, nove possíveis candidatos são do Distrito Federal. A lista completa foi divulgada pelo movimento de renovação política na última segunda-feira (31/8).
Os alunos selecionados participaram de um processo seletivo inédito na escola, com formação durante a própria seleção, e conquistaram suas vagas após sete meses de avaliação de um currículo com competências socioemocionais. Um dos incentivadores do movimento é o apresentador Luciano Huck (foto em destaque).
Dos brasilienses aprovados, o único que também integrou a turma de 2018 do RenovaBR é o engenheiro Pedro Ivo (Cidadania), que concorreu a uma cadeira da Câmara Legislativa (CLDF) em 2018 e obteve mais de 6 mil votos. Os demais passam a integrar a escola pela primeira vez.
“Nós acreditamos que é fundamental a formação de lideranças qualificadas na política. Mais de 15 países já nos procuraram para compreender como selecionamos e qualificamos nossos alunos, como a Escola Política do Vaticano e, recentemente, firmamos uma parceria com a Embaixada da Dinamarca. A falta de oxigenação produz iniciativas como o Renova e queremos que existam cada vez mais espaços como esse”, afirma Eduardo Mufarej, um dos fundadores do RenovaBR.
Serão 360 horas de módulos teóricos e práticos com disciplinas como noções da teoria geral do estado, organização político-administrativa brasileira, desenho de políticas públicas baseadas em evidências, ética e integridade, macroeconomia, saúde, segurança, além de disciplinas optativas, escolhidas pelos próprios alunos.
Conheça os brasilienses:
Ketrin Raitz – Jornalista em constante movimento. Poderia me definir assim, frente a projetos e atuação política no Congresso Nacional, como assessora, mas que quer e acredita poder fazer muito mais.
José Morelli – Formado em Agronomia e pós-graduado em Direito Ambiental, ingressei no serviço público há 19 anos como analista do IBAMA. Desejo ingressar agora na política institucional para superar os desafios da representatividade e da sustentabilidade.
Paula Sampaio – Advogada pela Universidade de Brasília. Possui dois mestrados, um pela London School of Economics and Political Science e outro pela University of Pennsylvania. Seu maior objetivo é se tornar uma verdadeira agente de mudanças na política.
Enoque Goncalves – 42 anos, PSDB, DF, evangélico da Assembleia de Deus, formação em administração. Pós (FGV), defensor da democracia, fortalecimento das instituições, estado enxuto, livre mercado, social democracia, garantia de direitos.
Estevão Lopes – Advogado, Educador físico e Atleta paralímpico. Vice-presidente da FBVA (Federação Brasiliense de Vela Adaptada). Vice-presidente do Conselho de Atletas da CBCA (Confederação Brasileira de Canoagem). Sócio-fundador da Capital do Remo. Membro do Atletas pelo Brasil. Um dos fundadores do OGA (Organization Global Alliance).
Pedro Ivo – É engenheiro civil e empreendedor em Brasília. Iniciou sua trajetória política como Coordenador-Geral do DCE da UnB. É especialista em relações governamentais pela FGV, Líder RAPS e Conselheiro da Rede da Fundação Lemann.
Mariana Valentim – Mariana Valentim, arquiteta, urbanista, ativista LiberTrans, diretora do Lola Brasil, conselheira do Livres. Luto por mais diversidade, liberdade, tolerância, respeito e dignidade para todos. Por uma democracia plena e irrevogável.
Mucio Botelho – Artista, advogado e servidor público, cria da universidade pública e de Brasília. Apaixonado por gente, seu lugar é no meio do povo. Luta pela juventude, pela cultura, pela redução das desigualdades e pela democracia.
Sérgio Ferreira – (sem informações no portal).
Perfil dos candidatos
A turma nacional é composta por 44% de mulheres, o maior índice até então. Quanto à raça, 36% correspondem a alunos que se autodeclararam pretos ou pardos. Os 150 aprovados têm origem nos 26 estados brasileiros e também Distrito Federal.
Para a diretora executiva do grupo, Irina Bullara, o momento é de renovação da esperança por futuro melhor para o Brasil.
“Depois de sete meses de seleção, formamos nossa turma com 150 alunos de todos os estados brasileiros. São 44% de mulheres aprovadas, o maior número entre todas as turmas do RenovaBR. Ver tantos rostos e nomes diversos e representativos nos dá a certeza que estamos no caminho certo para construir um Brasil mais democrático e plural”, aponta.
O movimento RenovaBR acumulou quase 50 mil inscritos para as turmas de 2018, 2019 e 2020. Fundada em 2017, a escola tem quase dois mil alunos formados, sendo 133 alunos em sua primeira turma. Desse total, 17 foram eleitos para o Congresso Nacional e Assembleias Legislativas em 2018.
Em 2019 e 2020, a entidade ampliou formou 1.820 pessoas comuns de todos os estados do Brasil e, nas eleições de 2020, 154 alunos foram eleitos para prefeituras.