metropoles.com

Veja os nove brasilienses escolhidos para a turma política do RenovaBR

Em todo o país, 150 nomes participarão de cursos para formação política nos Poderes legislativos e executivos nacionais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Caio Barbieri/Metrópoles
luciano-huck
1 de 1 luciano-huck - Foto: Caio Barbieri/Metrópoles

Dos 150 brasileiros selecionados para integrar a mais recente turma para formação de novas lideranças do RenovaBR, nove possíveis candidatos são do Distrito Federal. A lista completa foi divulgada pelo movimento de renovação política na última segunda-feira (31/8).

Os alunos selecionados participaram de um processo seletivo inédito na escola, com formação durante a própria seleção, e conquistaram suas vagas após sete meses de avaliação de um currículo com competências socioemocionais. Um dos incentivadores do movimento é o apresentador Luciano Huck (foto em destaque).

Dos brasilienses aprovados, o único que também integrou a turma de 2018 do RenovaBR é o engenheiro Pedro Ivo (Cidadania), que concorreu a uma cadeira da Câmara Legislativa (CLDF) em 2018 e obteve mais de 6 mil votos.  Os demais passam a integrar a escola pela primeira vez.

“Nós acreditamos que é fundamental a formação de lideranças qualificadas na política. Mais de 15 países já nos procuraram para compreender como selecionamos e qualificamos nossos alunos, como a Escola Política do Vaticano e, recentemente, firmamos uma parceria com a Embaixada da Dinamarca. A falta de oxigenação produz iniciativas como o Renova e queremos que existam cada vez mais espaços como esse”, afirma Eduardo Mufarej, um dos fundadores do RenovaBR.

Serão 360 horas de módulos teóricos e práticos com disciplinas como noções da teoria geral do estado, organização político-administrativa brasileira, desenho de políticas públicas baseadas em evidências, ética e integridade, macroeconomia, saúde, segurança, além de disciplinas optativas, escolhidas pelos próprios alunos.

Conheça os brasilienses:

Ketrin Raitz – Jornalista em constante movimento. Poderia me definir assim, frente a projetos e atuação política no Congresso Nacional, como assessora, mas que quer e acredita poder fazer muito mais.

José Morelli – Formado em Agronomia e pós-graduado em Direito Ambiental, ingressei no serviço público há 19 anos como analista do IBAMA. Desejo ingressar agora na política institucional para superar os desafios da representatividade e da sustentabilidade.

Paula Sampaio – Advogada pela Universidade de Brasília. Possui dois mestrados, um pela London School of Economics and Political Science e outro pela University of Pennsylvania. Seu maior objetivo é se tornar uma verdadeira agente de mudanças na política.

Enoque Goncalves – 42 anos, PSDB, DF, evangélico da Assembleia de Deus, formação em administração. Pós (FGV), defensor da democracia, fortalecimento das instituições, estado enxuto, livre mercado, social democracia, garantia de direitos.

Estevão Lopes – Advogado, Educador físico e Atleta paralímpico. Vice-presidente da FBVA (Federação Brasiliense de Vela Adaptada). Vice-presidente do Conselho de Atletas da CBCA (Confederação Brasileira de Canoagem). Sócio-fundador da Capital do Remo. Membro do Atletas pelo Brasil. Um dos fundadores do OGA (Organization Global Alliance).

Pedro Ivo –  É engenheiro civil e empreendedor em Brasília. Iniciou sua trajetória política como Coordenador-Geral do DCE da UnB. É especialista em relações governamentais pela FGV, Líder RAPS e Conselheiro da Rede da Fundação Lemann.

Mariana Valentim – Mariana Valentim, arquiteta, urbanista, ativista LiberTrans, diretora do Lola Brasil, conselheira do Livres. Luto por mais diversidade, liberdade, tolerância, respeito e dignidade para todos. Por uma democracia plena e irrevogável.

Mucio Botelho – Artista, advogado e servidor público, cria da universidade pública e de Brasília. Apaixonado por gente, seu lugar é no meio do povo. Luta pela juventude, pela cultura, pela redução das desigualdades e pela democracia.

Sérgio Ferreira – (sem informações no portal).

Perfil dos candidatos

A turma nacional é composta por 44% de mulheres, o maior índice até então. Quanto à raça, 36% correspondem a alunos que se autodeclararam pretos ou pardos. Os 150 aprovados têm origem nos 26 estados brasileiros e também Distrito Federal.

Para a diretora executiva do grupo, Irina Bullara, o momento é de renovação da esperança por futuro melhor para o Brasil.

“Depois de sete meses de seleção, formamos nossa turma com 150 alunos de todos os estados brasileiros. São 44% de mulheres aprovadas, o maior número entre todas as turmas do RenovaBR. Ver tantos rostos e nomes diversos e representativos nos dá a certeza que estamos no caminho certo para construir um Brasil mais democrático e plural”, aponta.

O movimento RenovaBR acumulou quase 50 mil inscritos para as turmas de 2018, 2019 e 2020. Fundada em 2017, a escola tem quase dois mil alunos formados, sendo 133 alunos em sua primeira turma. Desse total, 17 foram eleitos para o Congresso Nacional e Assembleias Legislativas em 2018.

Em 2019 e 2020, a entidade ampliou formou 1.820 pessoas comuns de todos os estados do Brasil e, nas eleições de 2020, 154 alunos foram eleitos para prefeituras.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?