metropoles.com

Veja os desafios da Saúde do DF após saída do secretário Osnei Okumoto

Além de explicar contratação de UTIs questionada no TCDF, secretaria terá de se planejar para as próximas fases da pandemia local da Covid

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles
Coletiva Saude - Osnei Okumoto
1 de 1 Coletiva Saude - Osnei Okumoto - Foto: Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles

Com a exoneração do agora ex-secretário de Saúde Osnei Okumoto (foto em destaque), o novo quadro escolhido pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) nesta sexta-feira (27/8) terá o desafio de comandar uma das pastas mais espinhosas das diferentes gestões do Governo do Distrito Federal (GDF).

Além de administrar as próximas fases da pandemia da Covid-19, como a continuidade da vacinação dos brasilienses e até o preparo para uma possível nova onda de infecções pela doença, há, ainda, os problemas históricos da área, que é a falta de profissionais de saúde e de insumos e as constantes superlotações das unidades públicas.

De forma mais pontual, Artur Felipe Siqueira de Brito, nome escolhido pelo governador para ocupar a cadeira interinamente, terá de prestar esclarecimentos ao Tribunal de Contas do DF (TCDF) sobre o acordo de R$ 102,5 milhões para recontratar, com dispensa de licitação, a Associação Saúde em Movimento (ASM) para administrar unidades de leitos para pacientes com Covid-19. A entidade fez a gestão no Hospital de Campanha da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).

Outra preocupação será com o monitoramento das infecções pela variante Delta do novo coronavírus. Em dados recentes, o Distrito Federal tem 173 pessoas infectadas pela mutação do vírus. Somente na última quinta-feira (26/8), 48 novos casos foram confirmados pelo GDF.

Da mesma forma, os técnicos da área acompanham o possível aumento da demanda por atendimento médico e de outros profissionais da saúde com a notificação de casos da chamada síndrome pós-Covid, quadro clínico apresentado em pacientes curados da doença, mas que permanecem com sequelas deixadas pela infecção.

Exoneração de Okumoto foi publicada no DODF desta sexta
Ibaneis assume

Com a desistência do médico Alberto Aguiar Santos Neto, ortopedista que chegou a aceitar o posto após a saída de Okumoto, Ibaneis Rocha chegou a anunciar que responderia pessoalmente pela pasta até que fosse batido o martelo sobre quem ocuparia a liderança da pasta. Em menos de 24h, porém, nomeou o substituto de Osnei Okumoto.

A decisão do governador de gerir a secretaria tinha um motivo: a Saúde é alvo de constantes críticas por parte da população, além de ser apontada, inclusive, como o “calcanhar de Aquiles” de outros governadores do Distrito Federal. Portanto, a nova direção precisará tomar medidas enérgicas para evitar novas turbulências administrativas e, consequentemente, políticas.

Desde a prisão do ex-secretário Francisco Araújo, em decorrência da Operação Falso Negativo, a Saúde local tem passado por problemas, como surgimento de superbactérias responsáveis pela interdição de setores de hospitais, falta de equipamentos de proteção individual (EPI) e de medicamentos (até mesmo para sedação e de quimioterapia), entre outros.

Contudo, a maior reclamação foi sobre a necessidade de agendamento virtual para que o cidadão pudesse receber a vacina contra a Covid-19, modalidade que foi parcialmente abandonada pela pasta. Com a chegada de doses extras do Ministério da Saúde, foi possível acabar com parte da burocracia para a imunização.

Atualmente, apenas categorias específicas ainda precisam do cadastro no sistema da secretaria para receber alguma dose do imunizante. Okumoto passa o bastão ao sucessor com 72,9% do publico alvo vacinado com a primeira dose, além de 31,12% desse mesmo grupo da população que recebeu a segunda dose ou a dose única do imunizante contra o Sars-Cov-2.

Veja a nomeação do novo secretário interino na edição extra do Diário Oficial do DF:

Nomeação do novo secretário interino da Saúde do DF by Metropoles on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?