“Vamos monitorar todas as pessoas que vierem do exterior”, diz Ibaneis
Decisão do governador Ibaneis Rocha ocorre depois de mais dois casos da variante Ômicron confirmados no Distrito Federal
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou, neste sábado (18/12), durante inauguração de quadra de esportes, na Vila Planalto, que a Secretaria de Saúde do Distrito Federal vai começar a monitorar todos os passageiros que desembarcarem em Brasília com passagem pelo exterior.
Voltou de Cancún? Saúde do DF pede que passageiros se identifiquem
A decisão foi tomada após dois novos casos da variante Ômicron terem sido confirmados em duas pessoas do DF que voltaram de Cancún, no México, recentemente, mas que não apresentam sintomas graves.
“Nós estamos monitorando todas elas, e a ideia do general [Pafiadache, secretário de Saude] é monitorar a entrada de todas as pessoas que vierem do exterior. Ele está trabalhando isso junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e ao Ministério da Saúde. Isso fará com que a gente tenha o controle, mas, por enquanto, não é nada de se assustar”, afirmou Ibaneis.
O titular do Palácio do Buriti acalmou a população ao reforçar que os dois pacientes infectados com a cepa surgida na África estão assintomáticos e em isolamento domiciliar.
“Essas duas últimas pessoas que apareceram com a variante também estão bem de saúde, não tem nenhum quadro mais grave. Estavam todas elas vacinadas, com duas doses da Pfizer, e a gente, com isso, tem expectativa de que não venha a acontecer nada de pior. Os passageiros do voo continuam monitorados. Todos eles agora estão monitorados, foram comunicados para que tenham um determinado cuidado”, reforçou.
Vila Planalto
O governador fez as declarações após inaugurar uma quadra poliesportiva na Vila Planalto. No total, R$ 1,5 milhão de emendas federais foram destinados à benfeitoria.
“Olha, é um trabalho muito bem-feito aqui na Vila Planalto. Há pouquíssimas obras aqui. Nós estamos até incentivando agora para o ano de 2022. Nós queremos reformar toda a Vila Planalto. É um lugar tradicional aqui do Distrito Federal, onde faltava um ambiente para o esporte dessa criançada. E, aí, a gente fez um projeto completo, entregando o campo, entregando todos os materiais esportivos para que ela possa se divertir”, disse o governador.
Segundo a secretária de Esportes, Giselle Ferreira, os frequentadores da quadra receberam kits da pasta com uniforme, meias e um par de chuteira.
“Essa quadra saiu com recursos de emendas federais da legislação passada e que nós não deixamos perder. Hoje, de forma pioneira, nós entregamos chuteira, porque o governador viu algumas crianças jogando descalças, em Planaltina. Estamos entregando chuteiras de qualidade para 120 crianças da Vila Planalto”, destacou Giselle.
Ceia de Natal
Mais tarde, Ibaneis Rocha participou da ceia comunitária da Campanha Nosso Natal, no restaurante comunitário de Samambaia. Ele ajudou a servir algumas refeições.
Veja fotos: