metropoles.com

TRT mantém home office a grupo de risco da Caixa de Assistência da OAB

Decisão da juiíza Junia Martinelli atende pedido de ação coletiva impetrada Sindicato dos Empregados em Conselhos e Ordens de Fiscalização

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução / OAB-DF
caa-df
1 de 1 caa-df - Foto: Reprodução / OAB-DF

Uma liminar emitida pela Justiça do Trabalho garante aos funcionários da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-DF) que se enquadram no grupo de risco para a Covid-19 a possibilidade de cumprirem a jornada por teletrabalho.

A decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10) é resposta a uma ação civil coletiva impetrada pelo Sindicato dos Empregados em Conselhos e Ordens de Fiscalização Profissional e Entidades Coligadas e Afins (Sindecof-DF).

De acordo com o sindicato, em dezembro do ano passado, a direção da CAA-DF, ligada à seccional distrital da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF), retomou o trabalho presencial para todos os trabalhadores.

Na decisão, a juíza Junia Marise Lana Martinelli pontuou a previsão constitucional nas normas de higiene e segurança do trabalho. “Não havendo dúvidas de que a normas de saúde, higiene e segurança saúde e integridade física dos trabalhadores é um direito fundamental, que deve ser preservado pela reclamada”, frisou.

“No caso em tela, o Juízo está convencido da necessidade e possibilidade do deferimento da antecipação dos efeitos da tutela para viabilizar o pedido, com o intuito de evitar risco à saúde e à integridade física dos empregados que pertencem ao grupo de risco e aqueles que coabitam com familiares que possuem comorbidades, sem prejuízo da remuneração”, decidiu.

Após a publicação da reportagem, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-DF), Eduardo Uchôa Athayde, afirmou ter assinado portaria, anterior à liminar judicial, para garantir a proteção dos funcionários. A medida foi instituída na última sexta-feira (5/3).

“Nossa portaria é anterior e suas previsões são mais amplas no sentido de proteger os colaboradores do que a deferida nesta decisão judicial, uma vez que colocamos em teletrabalho quase todos os funcionários da CAA-DF, e não apenas aqueles que coabitam com pessoas de grupo de risco. Cabe registrar que a decisão foi proferida sem que a Caixa de Assistência tenha sido ouvida. Nós não fomos citados no processo e tampouco intimados da decisão até o momento. Vamos levar ao conhecimento do Juízo as providências já tomadas e confiamos na reversão da decisão”, disse.

Veja a liminar:

Decisão Caa Df by Metropoles on Scribd

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?