metropoles.com

SindMédico-DF consegue liminar para compra de vacinas contra Covid

Justiça Federal, contudo, veda a comercialização de imunizantes e determina que a aquisição seja apenas para associados e familiares

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Alta procura por vacina contra CoViD provoca aglomerações em pontos de vacinação contra covid em Goiânia 26
1 de 1 Alta procura por vacina contra CoViD provoca aglomerações em pontos de vacinação contra covid em Goiânia 26 - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A Justiça Federal concedeu liminar, na tarde de segunda-feira (29/3), para autorizar o Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF) a adquirir vacinas contra a Covid-19 para imunização de seus filiados. A decisão é do juiz federal Rolando Valcir Spanholo, da 21ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal.

A entidade ingressou com o pedido após médicos e profissionais da saúde que atuam na iniciativa privada terem sido preteridos da campanha de imunização, em relação a quem atua na linha de frente contra a pandemia. Recentemente, a Secretaria de Saúde começou a agendar, de forma paralela, datas para vacinação de trabalhadores de consultórios e clínicas particulares.

Teve início, no último dia 25 (quinta-feira), a vacinação de quem atende pacientes em clínicas, ambulatórios, consultórios e laboratórios particulares. A campanha para esta categoria será realizada em oito fases, condicionadas à chegada das remessas de imunizantes feitas pelo Ministério da Saúde.

“Esse é o ponto nodal da questão: não estamos falando de vacinas que serão oferecidas aos entes públicos (como muitos leigos confundem). Igualmente, não podemos continuar presos à ignorância, ao amadorismo, à ilusão de que esse coronavírus desaparecerá com o mero desejo psicológico, com o mero passar do tempo ou com a chegada de um novo período eleitoral. A imunização é a única solução segura e duradoura para proteger vidas e manter funcionando a economia do país e das pessoas”, escreveu o magistrado.

A decisão veda ao sindicato a prática de venda, garantindo a aquisição de vacinas exclusivamente para imunização dos profissionais que representa. Além disso, autoriza a importação apenas de fórmulas validadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Considerando os limites do seu objeto social, fica a parte autora também ciente de que não poderá efetuar atos de mercancia interna a terceiros das vacinas importadas, devendo a sua aplicação ficar restrita aos associados (e eventualmente a seus respectivos familiares), sob pena de incorrer em multa de R$ 3 mil por unidade  comercializada irregularmente”, frisou o juiz.

Veja a decisão:

SindMédico-DF consegue liminar para compra de vacinas contra Covid by Metropoles on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?