Saúde do DF recebe nesta sexta 100 respiradores doados pela China
Equipamentos estavam na Alfândega do Aeroporto de Guarulhos (SP) desde o ano passado e foram liberados pelo Ministério da Saúde
atualizado
Compartilhar notícia
O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, afirmou que os 100 respiradores para Covid-19 doados por empresas chinesas foram liberados e devem chegar nesta sexta-feira (26/3) no Distrito Federal. A remessa estava na Alfândega do Aeroporto Internacional de Guarulhos e foi desbloqueada para reforçar as unidades da rede pública.
O Ministério da Saúde iniciou o processo de desembaraço aduaneiro dos respiradores do tipo não invasivos, sendo 90 deles doados pela Bytdance Tecnologia Ltd (China) e outros 10 pela Fundação Alibaba (China).
A carga está prevista para chegar às 19h40 no Aeroporto Internacional de Brasília. A iniciativa contou com o apoio da Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores.
Segundo Osnei Okumoto, como a Secretaria de Saúde local não costuma importar material e insumos, não havia expertise interna para conseguir acelerar a liberação da carga. Por isso, disse ter recebido apoio do deputado Luis Miranda (DEM-DF).
“Esse material já chega pronto para ser usado. É muito importante a gente receber esse reforço para tratamento aos pacientes. Vamos fazer a validação dos equipamentos para disponibilizar o mais rápido possível na rede. A gente precisa agradecer muito às empresas da China e também ao deputado”, disse.
Para o parlamentar, o problema ocorreu justamente pelo fato de o Governo do Distrito Federal (GDF) não ter um departamento de importação. “Foi aí que acionei o Ministério da Saúde que tem um setor específico de importações de medicamentos e equipamentos e, em dois dias, organizamos tudo”, contou
De acordo com o Ministério da Saúde, as licenças de importação foram devidamente deferidas e a carga dos 10 respiradores já foi recebida na data de 23 de março e encontra-se aos cuidados de companhia aérea. “Estamos entregando hoje mais 90 respiradores restantes para entrega na referida companhia”, informou.
Máscaras
Também doadas pela China, cargas de equipamentos de proteção individual (EPIs) e testes de Covid-19 permanecem retidas no posto da Receita Federal em Guarulhos.
“Foi dada a entrada no processo de retirada com um pedido de perdimento junto à Receita e que já está em curso. Também foi acionado o delegado da Receita Federal responsável para garantir a celeridade do processo, embora este fato esteja tendo a devida atenção da mídia e do Ministério Público Federal (MPF)”, frisou o Ministério da Saúde.
A previsão é que essa outra remessa chegue ao Distrito Federal até o final da próxima semana. O transporte do material será de responsabilidade do GDF.