metropoles.com

Renan Calheiros provoca Deltan após condenação no TCU: “É ficha suja”

Ex-presidente do Congresso também lembrou que algoz e ex-procurador da Lava Jato terá que indenizá-lo após decisão do CNMP

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Imagem colorida mostra senador Renan Calheiros / Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra senador Renan Calheiros / Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O senador Renan Calheiros (MBD-AL) repercutiu, nesta terça-feira (9/8), a condenação pelo Tribunal de Contas da União (TCU) do ex-procurador da República e pré-candidato a deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos), do ex-procurador-geral Rodrigo Janot e do procurador João Vicente Romão, no âmbito da Operação Lava Jato.

Adversário declarado do ex-integrante do Ministério Público Federal (MPF), Calheiros reagiu afirmou que, com a decisão da Segunda Câmara do Tribunal de Contas da União (TCU) que julgou irregulares as contas de Dallagnol, o pré-candidato passaria a ser ficha suja e inelegível.

“A farra das diárias da Lava Jato, comandada por Deltan Dallagnol e Rodrigo Janot, será julgada. Prejuízo de 2,6 mi. Deltan foi condenado por mim no CNMP e foi sentenciado a me indenizar e também ao Lula. É ficha suja, inelegível”, escreveu.

Veja a publicação:

TCU: Dallagnol, Janot e Romão devem pagar R$ 2,8 mi a cofres públicos

Reação

Após tomar conhecimento da condenção, Deltan reagiu imediatamente e disse que ele e Rodrigo Janot devem recorrer da decisão.

“O sistema quer vingança. Este é mais um episódio que mostra o quanto o sistema político não tá nem aí para a sociedade e quer ver a Lava Jato longe do Congresso Nacional. Mostra até onde o sistema é capaz de chegar para impedir que o combate à corrupção avance no país”, prosseguiu o ex-procurador, que pode ficar inelegível devido ao julgamento da Câmara do TCU.

A Tomada de Contas Especial (TCE), de relatoria do ministro Bruno Dantas, apurou supostas irregularidades nos pagamentos de diárias, passagens e gratificações por desoneração a procuradores da força-tarefa. Janot, Dallagnol e Romão foram apontados como gestores dos gastos da operação.

O relator do processo foi acompanhado pelos ministros Aroldo Cedraz, Antônio Anastasia e Augusto Nardes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?