metropoles.com

Recursos sobre cota racial na eleição da OAB-DF seguem indefinidos

Comissão da entidade decidiu colocar chapas sub judice, mas ainda não analisou recursos apresentados. Eleição ocorreu em 21 de novembro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
OAB-DF pede reanálise da retomada de atividades durante a pandemia
1 de 1 OAB-DF pede reanálise da retomada de atividades durante a pandemia - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Doze dias após a votação para definir o comando da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (OAB-DF), os questionamentos sobre o cumprimento, ou não, das cotas raciais para compor as cinco chapas inscritas seguem sem posicionamento oficial da Comissão Eleitoral.

Uma reunião havia sido marcada para a última quarta-feira (1º/12), mas acabou sendo adiada. A promessa é que a pauta seja apreciada apenas na próxima segunda-feira (6/12).

5 imagens
Evandro Pertence e a candidata a vice, Gisele Reis, votaram de manhã
Guilherme Campelo votou no IDP, um dos quatro pontos  disponíveis
Renata Amaral votou na Subseção de Taguatinga
Thais Riedel votou às 10h
1 de 5

Délio Lins e Silva Júnior votando, no pleito em que concorreu à reeleição

Divulgação/Victoria Duarte
2 de 5

Evandro Pertence e a candidata a vice, Gisele Reis, votaram de manhã

Divulgação
3 de 5

Guilherme Campelo votou no IDP, um dos quatro pontos disponíveis

Divulgação
4 de 5

Renata Amaral votou na Subseção de Taguatinga

Divulgação
5 de 5

Thais Riedel votou às 10h

Divulgação

Na véspera do pleito, que ocorreu no dia 21 de novembro, a Comissão Eleitoral da OAB-DF colocou sub judice as cinco chapas que disputam o comando da OAB-DF. O advogado Délio Lins e Silva Júnior foi reeleito como presidente da entidade.

A decisão fez com que os grupos que estavam na disputa precisassem provar o cumprimento da cota de 30% de candidaturas negras. O caso ocorreu após pedido da Chapa Ouvir ADV – Mudar OAB, que lançou o candidato Evandro Pertence.

Circulam, nas redes sociais, fotos que colocam em questionamento os associados que se autodeclararam negros, incluindo integrantes da chapa de Délio. O tema será analisado pelo colegiado da OAB-DF.

Além da questão do cumprimento das cotas, a Comissão Eleitoral se reunirá para discutir outros pontos pendentes a respeito das eleições do mês passado. Entre os temas analisados, está o pedido feito pela chapa de Thais Riedel de suspensão do processo eleitoral e seus efeitos, até que as indagações sobre o sistema de votação eletrônica sejam sanadas.

“Estamos acompanhando, desde o início do processo, a implementação do sistema de votação. Vários questionamentos apresentados, desde a primeira reunião, em 10 de novembro, não foram respondidos”, afirma o advogado Luiz Muglia, integrante da chapa Você na Ordem e responsável por acompanhar o processo.

Divergências

Um dos requerimentos também indica suposta alteração no número de advogados aptos a votarem para a escolha do comando da entidade distrital. Até o momento, as explicações para o ocorrido não foram prestadas, segundo o advogado.

“Ante todas essas inconformidades, todos os questionamentos não respondidos, não coube outra alternativa senão ingressar com o pedido de impugnação para que todos esses pontos sejam esclarecidos e, assim, não paire qualquer dúvida sobre o processo eleitoral da OAB-DF. O que está em questão é a lisura do processo e a preservação da credibilidade da entidade, que tem entre suas atribuições a defesa do Estado Democrático de Direito”, afirma Muglia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?