Rafael Sampaio vira número 2 da Secretaria de Governo do Planalto
Delegado da PCDF ocupava até então a chefia de gabinete do ministério vinculado à Presidência da República. Nova nomeação saiu nesta quarta
atualizado
Compartilhar notícia
O delegado da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) Rafael Sampaio assumiu, nesta quarta-feira (26/5), o cargo de secretário executivo da Secretaria de Governo da Presidência da República. Com isso, ele passa a ser o segundo nome mais importante da pasta comandada pela ministra Flávia Arruda. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Até então, Sampaio era chefe de gabinete do mesmo ministério, no qual ficou por quase 20 dias desde a decisão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Para ter o gabinete no Palácio do Planalto, o agora secretário precisou se licenciar da presidência do Sindicato dos Delegados do Distrito Federal (Sindepo-DF) e da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Judiciária (ADPJ). Como substituto, o delegado Marcelo Portela, até então vice-presidente da entidade, assumiu o Sindepo-DF.
Veja a nomeação:
Trajetória
Além de ser presidente da ADPJ, do Sindepo-DF e assessor institucional da Polícia Civil do DF (PCDF), Sampaio atuou como chefe da 38ª Delegacia de Polícia (Vicente Pires) e trabalhou na Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos da 5ª DP (Área Central), 6ª DP (Paranoá), 3ª DP (Cruzeiro), Defraudações e 4ª DP (Guará). O delegado ainda foi assessor jurídico da Secretaria de Segurança Pública do DF.