PT lança pré-candidatura de diretora do Sinpro-DF ao Palácio do Buriti
Professora aposentada, Rosilene Corrêa teve o nome anunciado dentro da prévia do partido, que é disputada também por Geraldo Magela
atualizado
Compartilhar notícia
O diretório regional do Partido dos Trabalhadores no Distrito Federal (PT-DF) lançou, na noite de segunda-feira (14/12), a pré-candidatura de Rosilene Corrêa, diretora do Sindicato dos Professores (Sinpro-DF), ao Palácio do Buriti no ano que vem. O evento ocorreu no Setor Bancário Sul, área central de Brasília.
O presidente do PT-DF, Jacy Afonso, teceu elogios à militante e disse que o momento é de discutir dentro do partido a melhor alternativa para que a sigla volte ao poder. Na capital federal, a legenda já ocupou o Palácio do Buriti por dois momentos: em 1994, quando era Cristovam Buarque o governador, e em 2010, quando Agnelo Queiroz foi eleito.
“Hoje, é um ato interno do PT e, portanto, estamos numa discussão interna partidária. Então, neste momento, estamos discutindo qual é o melhor caminho para a reconstrução do partido para vencer Bolsonaro e eleger Lula na Presidência. O PT vai procurar criar a unidade interna com esse objetivo”, disse.
Segundo ele, a primeira pré-candidatura lançada pelo partido é o ponta pé para que o partido tenha viabilidade eleitoral no ano que vem. Com a sindicalista, disputa a prévia interna distrital o ex-deputado federal Geraldo Magela.
“Ela é uma companheira extraordinária e, portanto, acredito eu, que é uma reconstrução pela representatividade do ato, da política e dos movimentos sociais. A companheira tem todas as condições para fazer a dobradinha Lula e Rosilene”, disse.
Histórico
Entre as bandeiras levantadas pela legenda de esquerda está a reestatização do serviços de energia pública do Distrito Federal, a extinção do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF) e a valorização de programas sociais.
Natural de Petrolina (GO), a possível postulante é pedagoga de formação e professora aposentada da rede pública de ensino do Distrito Federal. Antes, atuou nas escolas do estado de Goiás. Atualmente, é vice-presidente do PT-DF.
“Sou pré-candidata e quero ser candidata, elegendo deputados, também os federais, e elegendo Lula e tendo a companheira Erika [Kokay] no Senado, eu quero sim estar no Buriti para mudar essa realidade, porque o Executivo faz isso mais rápido e a fome não pode esperar.”
Apoio
Durante o ato, o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu, um dos principais nomes nacionais da sigla, enviou uma mensagem gravada em apoio à pré-candidatura da professora.
“Vamos criar uma campanha popular, vamos criar centenas, milhares de ‘minha casa é Lula’. Vamos construir uma frente democrática e popular em Brasília”, disse.
Estiveram presentes no ato político o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-DF), Rodrigo Rodrigues; a representante do Movimento dos Sem Terra (MST-DF), Sandra Catanhêde; os deputados distritais petistas Arlete Sampaio e Chico Vigilante; além do presidente do PT-DF, Jacy Afonso; e dos deputados federais Erika Kokay (PT) e Professor Israel Batista (PV).
“Ela tem qualidades que eu acho fundamentais em um político: ela constrói pontes e não muros. Portanto, a Rosilene vai nos ajudar a construir uma frente de esquerda para derrotar Bolsonaro e fazer de Lula presidente da República”, disse Arlete Sampaio.