PSDB: na véspera de prévias, Doria evita atacar Leite e prega harmonia
“A grande vitória será do PSDB, que teve coragem de fazer prévias. Não teremos derrotados. Teremos a vitória do partido”, disse o paulista
atualizado
Compartilhar notícia
Na véspera do dia em que o PSDB escolherá o nome que representará a sigla na corrida ao Palácio do Planalto em 2022, o governador de São Paulo, João Doria, evitou tecer críticas ao governador Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, seu adversário, e preferiu manter o clima pacífico no partido.
Durante coletiva de imprensa realizada em Brasília, neste sábado (20/11), Doria voltou a elogiar a realização de prévias tucanas e disse que o partido sairá “fortalecido” após o resultado a ser anunciado neste domingo (21/11), quando os tucanos devem escolher quem terá a chancela para concorrer pelo partido no ano que vem à principal cadeira da República.
O governador paulista também lembrou ter participado, de forma vitoriosa, das outras duas disputas internas realizadas pelo partido: uma para a Prefeitura de São Paulo, em 2016, e outra para o Palácio dos Bandeirantes, dois anos depois.
“Uma medida acertada do presidente Bruno Araújo e que coloca o PSDB na vanguarda democrática, já que é o único partido que está disputando prévias para a escolha de seu candidato à Presidência da República, dando representação democrática do partido. Será muito difícil para o PSDB, futuramente, não seguir o mesmo procedimento para escolha de todos os candidatos”, disse.
Doria lembrou que, quando disputou as prévias com o ex-prefeto Bruno Covas, em 2016, o partido saiu mais fortalecido. “Tanto que vencemos as eleições de São Paulo, em 2016, em primeiro turno, com 53% dos votos válidos e vencemos uma eleição dura”, disse, ao citar nomes dos então adversários.
Durante a conversa com jornalistas, o governador de São Paulo também lembrou ser filiado ao PSDB há 20 anos e reverenciou nomes históricos do ninho tucano, como Franco Montoro, Mário Covas e Fernando Henrique Cardoso.
Doria voltou a elogiar os adversários Eduardo Leite e Arthur Virgílio, que também disputam as prévias do partido. “São excelentes candidatos. A grande vitória será a do PSDB, que teve coragem de fazer as prévias. Não teremos derrotados. Teremos a vitória do partido, da democracia e daqueles que, como nós respeitam, a democracia”.
Para o pré-candidato, após o resultado das prévias, que deve ser anunciado às 17h de domingo, o partido passará para um novo capítulo da construção da chamada terceira via.
“O vencedor terá a missão de dialogar com outros partidos para a composição da terceira via, fora do extremismo de direita de Bolsonaro ou de esquerda de Lula”, disse.