metropoles.com

“Nós não vamos contrapor”, diz José Dirceu sobre ataques de Ciro ao PT

Ex-ministro da Casa Civil defendeu legitimidade do nome pedetista, mas disse que principal adversário do PT agora é Jair Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
josé dirceu
1 de 1 josé dirceu - Foto: Divulgação

O ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu (PT) afirmou, na noite desta quinta-feira (6/5), que o Partido dos Trabalhadores não vai responder as constantes críticas disparadas pelo ex-governador do Ceará e possível candidato ao Palácio do Planalto Ciro Gomes (PDT) contra os últimos governos presidenciais liderados pela sigla. A declaração ocorreu durante uma conversa dentro da sala Política & Patuscada no Twitter Spaces, novo recurso de áudio criado pelo conhecido microblog.

“Ciro tem legitimidade e todo o direito de ser candidato, mas quer ser um candidato com discurso anti-PT e anti-Lula. Nós não vamos contrapor, não vamos responder. Nosso problema é o Bolsonaro”, declarou o principal articulador do partido integrado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com o petista, Ciro tem chances de chegar a um possível segundo turno nas eleições de 2022, mas a falta de apoio político pode ser o principal desafio para manter o projeto político do pedetista. “É provável que o Ciro se viabilize para ir ao segundo turno, mas qual partido seguirá com o PDT? Até agora, pelo menos, nenhum”, afirmou.

Sobre a CPI da Pandemia no Senado Federal, José Dirceu acredita que colegiado deve confirmar uma possível responsabilidade do presidente Jair Bolsonaro pelo atual cenário brasileiro da crise sanitária.

“Ele [Bolsonaro] sabotou a compra de vacina. Ele sabotou o combate ao isolamento, está falando em baixar um decreto e impedir qualquer prefeito e governador de cumprir as medidas de isolamento”, afirmou. “A CPI vai sistematizar, organizar e colocar no seu relatório final a verdade: Bolsonaro cometeu crime de responsabilidade”, reforçou.

De acordo com o ex-ministro, a comissão parlamentar de inquérito pode ajudar a inflamar as vozes dentro do Congresso Nacional em defesa do afastamento do atual presidente.

“Como tem eleição em outubro, muitas forças políticas defendem que isso pode inviabilizar o impeachment. Mas será que o país consegue conviver com Bolsonaro até dezembro de 2022? Essa é uma questão que os deputados, os senadores e a população precisam refletir”

José Dirceu, ex-ministro
Política & Patuscada

José Dirceu foi o convidado do dia da sala Política & Patuscada, um coletivo de lideranças políticas jovens que acontece semanalmente dentro de redes sociais de áudio, como o ClubHouse. Nesta edição, a sala foi aberta no Twitter Spaces – novo recurso de áudio do microblog – e retransmitida na rede concorrente.

Na versão que ocorre no ClubHouse, que até agora é restrita para usuários com iPhone, a sala recebeu para a mesma sabatina Ciro Gomes (PDT), o prefeito do Rio, Eduardo Paes (DEM), e o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), integrante da CPI do Senado Federal.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?