metropoles.com

No DF, sobe para 82 o número de pacientes com a variante Delta

De uma semana para cá, houve o acréscimo de casos confirmados pelo Laboratório Central (Lacen)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Prefeitura de Joinville/Divulgação
Teste coronavírus
1 de 1 Teste coronavírus - Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação

A Secretaria de Saúde informou, nesta quinta-feira (12/8), que 82 pacientes foram oficialmente confirmados com a infecção pela nova variante Delta da Covid-19. São sete novos casos desde o último boletim de sequenciamento genético divulgado pela pasta.

De acordo com o secretário da Saúde, Osnei Okumoto, desse total de infectados, apenas quatro apresentam quadros clínicos mais graves e, portanto, tiveram de ser internados. Os demais (78) encontram-se em quarentena domiciliar e estão sendo monitorados por profissionais da saúde.

“O que temos observado em pacientes com vírus Delta é que a maioria fez internação domiciliar, sendo acompanhados pela Secretaria de Saúde. A gente tem os casos sob controle e estamos fazendo os rastreamentos dos contatos primários dessas novas sete pessoas que foram diagnosticadas com a Delta.”

Segundo o titular da pasta, conforme o último boletim de sequenciamento genético, das 18 amostras analisadas, sete foram confirmadas como Delta e as outras 13 pela cepa Gama, oriunda de Manaus (AM). Dez amostras não conseguiram ser analisadas.

Okumoto também indicou que todos os casos foram comunicados no Distrito Federal, e não há ocorrências originadas em outras localidades.

Taxa de ocupação

O Governo do Distrito Federal (GDF) também informou ter havido uma queda de 27% na taxa de ocupação de leitos por Covid-19 nos últimos 28 dias.

Conforme apontou o integrante do Palácio do Buriti, a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) mapeou os índices, por faixa etária, e a redução de internação foi registrada justamente nos grupos em que já houve a imunização pela Secretaria de Saúde.

“Em maio, quando a gente fala de 40 e 49 anos, na fase mais aguda, tínhamos 54 pessoas dessas idades ocupando leitos. Em junho, caiu para 38 e, em julho, reduziu para 28. Quando pegamos de 50 e 59 anos, a queda foi ainda mais acentuada: tínhamos 91 pacientes em maio, no mês de junho caiu para 47 e, no mês de julho, para 33”, disse.

O secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, também voltou a registrar a queda nas faixas etárias maiores. “Da mesma forma, quando a gente pega de 60 e 64 anos, em maio, a gente tinha 50 pacientes. Esse número caiu para 17 no mês seguinte e, em julho, 9 pacientes. Isso é resultado da principalmente das medidas realizadas e, em especial, a vacinação que vem avançando nesse período.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?