metropoles.com

No Buriti, Prudente sancionará lei que beneficia servidores da Saúde

Projeto de lei de modernização de carreiras tramita desde fevereiro e foi aprovado no fim de junho pela Câmara Legislativa do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
André Borges/Especial Metrópoles
Rafael Prudente
1 de 1 Rafael Prudente - Foto: André Borges/Especial Metrópoles

O governador em exercício, Rafael Prudente (MDB), confirmou que vai sancionar, às 11h de sexta-feira (15/7), a lei que moderniza a carreira de Assistência Pública da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. A assinatura ocorrerá no Palácio do Buriti e terá impacto na vida de mais 10 mil servidores públicos.

A proposta é reivindicação antiga dos profissionais da rede pública de saúde local e é articulado desde outubro do ano passado com integrantes do primeiro escalão do Palácio do Buriti. O texto-base foi encaminhado em fevereiro deste ano para a Câmara Legislativa (CLDF) pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) e, durante os cinco meses, passou pela análise dos deputados distritais.

Na prática, a nova lei permitirá ao Estado reconhecer os servidores com qualificação superior à do concurso prestado no passado, evitando a evasão e o déficit de profissionais. A sanção será um dos principais atos de Prudente durante os quatro dias em que substitui Ibaneis e Paco Britto no comando do Buriti.

De autoria do Governo do Distrito Federal (GDF) e articulado pelo Sindicato dos Servidores em Estabelecimento de Saúde (SindSaúde-DF), o projeto simplifica a atual definição de especialistas e revê cargos na Secretaria de Saúde, com foco na área de atuação do servidor.

O texto mantém os direitos conquistados e fomenta a qualificação continuada. Ao longo na tramitação na Casa, o projeto teve mobilização do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde (SindSaúde), que passou a realizar assembleias regionais cobrando a sanção da lei. “Isso só foi possível depois de muita mobilização”, disse Marli Rodrigues, presidente da entidade.

Desvalorização

De acordo com o SindSaúde, entre os servidores que ocupam o cargo de auxiliar de Saúde, carreira de nível básico, 94% têm ensino médio completo e 66% graduação em nível superior. Outros 21% possuem pós-graduação.

Entre os técnicos em Saúde, cargo com exigência apenas ensino médio, 71% têm graduação, 38% pós-graduação e 21%, mestrado.

Entre os especialistas, 93% têm pós-graduação, 33% têm mestrado e 3% concluíram o doutorado. E mesmo com a superqualificação, até então, estes profissionais não eram valorizados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?