metropoles.com

MP investiga denúncia de “tráfico de vacinas” em postos de saúde do DF

Episódio teria ocorrido no ponto de imunização do shopping Iguatemi (Lago Norte) e na Unidade Básica de Saúde da EQN 114/115 (Asa Norte)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Adultos que receberam a segunda dose de Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer há pelo menos cinco meses já podem conferir o calendário de vacinação e se dirigir um posto de imunização
1 de 1 Adultos que receberam a segunda dose de Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer há pelo menos cinco meses já podem conferir o calendário de vacinação e se dirigir um posto de imunização - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) abriu uma notícia de fato para apurar um suposto tráfico de sobras de vacina em postos instalados na região norte de Brasília. O procedimento tramita na 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (2ª Prosus), que estabeleceu 10 dias para que a Secretaria de Saúde se manifeste sobre o caso.

De acordo com a denúncia, o episódio teria ocorrido no ponto de imunização do shopping Iguatemi (Lago Norte) e na Unidade Básica de Saúde da EQN 114/115 (Asa Norte), ambos bairros de classe média da capital federal.

“No Iguatemi, eles não permitem a entrada, falam que as doses de sobra serão encaminhadas para o posto do Paranoá, mas depois que acaba o horário, vacinam policiais militares”, registrou  a Ouvidoria do órgão fiscalizador.

Na peça, a denunciante também relata que, na UBS da 115 Norte, servidores teriam informado que contabilizariam as sobras dos imunizantes após o fim do expediente. “Enquanto esperávamos, vacinaram algumas pessoas lá dentro, fora da prioridades e não voltaram pra falar sobre as sobras”, frisou. Os casos teria ocorrido entre os dias 8 e 10 de março.

A denunciante também reforça ter em mãos um vídeo feito durante o episódio relatado na unidade da Asa Norte. “Tudo pode ser comprovado com a lista de pessoas vacinadas no Iguatemi nos dias 8, 9 e 10 de março; e na UBS 114/115 Norte, dia 10”, sublinha.

Veja os documentos:

2 imagens
MPDFT questiona Secretaria de Saúde, que tem 10 dias para se manifestar
1 de 2

Denúncia relata desvios de sobras de vacinas na região norte de Brasília

Reprodução / MPDFT
2 de 2

MPDFT questiona Secretaria de Saúde, que tem 10 dias para se manifestar

Reprodução / MPDFT
O que dizem os envolvidos?

Em nota, a PMDF “desconhece que esteja ocorrendo vacinação de policiais militares. Se a corporação vier a ser formalmente notificada, vai apurar e se manifestar sobre o caso.”

O Metrópoles procurou a Secretaria de Saúde para comentar a apuração do Ministério Público local. Até a última atualização desta reportagem, a pasta não havia se pronunciado. O espaço segue aberto a manifestações

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?