metropoles.com

Maioria de pacientes com Covid-19 em UTI no DF tem de 25 a 59 anos

Novo perfil epidemiológico reforça eficácia da vacina em faixas etárias acima dos 75 anos, que reduziu número de internações pela doença

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
paciente de covid na UTI do Hospital Santa Bárbara em goiânia
1 de 1 paciente de covid na UTI do Hospital Santa Bárbara em goiânia - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A maior parte dos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para com pacientes com Covid-19, nas redes hospitalares pública e privada do Distrito Federal, é ocupada por pessoas com idades entre 25 e 59 anos. De acordo com informações da Secretaria de Saúde, atualmente 152 pacientes com essa faixa etária depende de suporte avançado para tratar o novo coronavírus.

Desde o início da pandemia, essa é a terceira vez que o grupo ultrapassa o de pessoas com 60 a 74 anos. Isso ocorreu, por exemplo, entre junho e julho do ano passado, quando 221 pacientes dos 25 aos 59 anos lideravam as internações na capital federal.

Os dados do Governo do Distrito Federal (GDF) também apontam uma queda nas ocupações de leitos por idosos acima de 79 anos. Segundo a Secretaria de Saúde, hoje são 12 pacientes com a faixa etária mais elevada. O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, indica que o cenário já é reflexo da campanha de vacinação, que começou no dia 19 de janeiro.

O gráfico de pessoas doentes com idade entre 75 e 79 anos tem se mostrado estável, com pequenas oscilações entre outubro de 2020 e essa terça-feira (16/3), quando era registrada a internação de 20 pacientes dessas idades – número menor inclusive ao de jovens.

Veja os dados:

Gráfico indica perfil de paciente com Covid internado em UTI do Distrito Federal
Aumento de 2.800%

De acordo com o titular da Saúde, de janeiro até agora, houve um aumento de 2.800% de registros de jovens, com até 24 anos, internados por Covid-19 no Distrito Federal. Ele informou que atualmente pelo menos 30 jovens nessa faixa etária estão ocupando leitos de unidades de terapia intensiva (UTI).

“É um quantitativo maior de pessoas de 20 a 29 anos que vai a óbito. Tenho recebido ligações de pessoas que eu conheço para pedir leito de UTI para internar filhos de 20 anos. A gente fica muito comovido com os pedidos, mas temos que respeitar o complexo regulador para que os médicos avaliem todos os casos”, frisou o secretário de Saúde.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?