metropoles.com

Lewandowski manda PSDB apresentar ata sobre federação em 48 horas

Ministro do TSE acatou pedido da deputada federal Paula Belmonte, que enfrenta uma disputa com o senador Izalci sobre candidaturas no DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alexandre Motta / Divulgação
paula e izalci
1 de 1 paula e izalci - Foto: Alexandre Motta / Divulgação

O ministro Ricardo Lewandowski, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou, nesta terça-feira (9/8), que o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, apresente em 48 horas uma ata que pode ser determinante na disputa entre o senador tucano Izalci Lucas e a deputada federal Paula Belmonte (Cidadania) pelo governo do Distrito Federal.

O documento transcreve o encontro da federação entre os dois partidos, quando Paula alegou ter mais viabilidade para disputar o principal cargo do Palácio do Buriti. A parlamentar solicitou, oficialmente, quatro vezes o documento e o PSDB não havia fornecido até então. A reunião ocorreu em 26 de julho.

A princípio, Belmonte solicitou que o ministro determinasse uma busca e apreensão no PSDB para que ela pudesse ter acesso ao documento partidário, mas o magistrado negou.

“Considerando que esse prazo é incompatível com o calendário eleitoral, tendo em vista a data fatal do dia 15 de agosto (art. 11 da Lei 9.504/1997), fixo o prazo de 48 horas, independentemente de publicação, para que o impetrado apresente a referida ata”.

Veja a decisão

Despacho TSE by Metropoles on Scribd

Briga judicial

Ao TSE, Belmonte também pediu a imediata suspensão dos efeitos das decisões da Federação Nacional PSDB-Cidadania que a tiraram das deliberações a respeito das candidaturas majoritárias do grupo político em nível distrital. A deputada também pede que a federação não registre a candidatura de Izalci ao GDF.

Paula Belmonte ignorou as decisões da direção nacional da Federação PSDB-Cidadania e se autodeclarou candidata a governadora. Segundo ata cadastrada junto ao TSE, Belmonte realizou, em 31 de julho, uma convenção apenas com integrantes do Cidadania.

No documento, os membros partidários aprovaram o nome da deputada para candidata ao Palácio do Buriti, mesmo que o senador Izalci Lucas tenha sido anunciado como o candidato da federação integrada pelo Cidadania.

Na última sexta-feira (5/8), Lewandowski solicitou a apresentação da cópia da ata da reunião realizada pelo Colegiado Nacional da Federação PSDB Cidadania, em 26 de julho. Nos próximos dias, o ministro deve analisar o pedido de liminar.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?