Izalci quer atrair siglas insatisfeitas após união de Ibaneis e Arruda
Pré-candidato ao governo do Distrito Federal aguarda a chancela nacional do partido para ter o nome confirmado na disputa local
atualizado
Compartilhar notícia
O senador Izalci Lucas (PSDB) afirmou, nesta sexta-feira (22/7), que espera abrigar partidos que tenham sinalizado insatisfação com a chapa que uniu o atual governador Ibaneis Rocha (MDB), que concorrerá à reeleição, e o ex-governador José Roberto Arruda (PL). A aliança foi costurada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).
A declaração do tucano ocorreu após ser questionado sobre quem cogitava para ocupar a cadeira de vice-governador numa eventual chapa ao Palácio do Buriti.
“Muitos dirigentes partidários ficaram insatisfeitos com a falta de espaço após a união de Ibaneis e Arruda. Vamos conversar com todos para que caminhem conosco”, afirmou, sem citar nominalmente as apostas.
Em virtude da federação nacional selada entre PSDB e Cidadania, Izalci trava uma batalha regional com a deputada federal Paula Belmonte (Cidadania) para oficializar quem da chapa concorrerá ao governo local. Paula lançou a pré-candidatura recentemente.
“Quando falamos em federação, temos que lembrar que ela tem um comando nacional. E a nacional não abre mão de uma candidatura majoritária própria do PSDB. Afinal, sou um senador que teve mais de 400 mil votos. Não vamos abrir mão do projeto para a deputada que teve pouco mais 46 mil votos”, disse.
Federação
Izalci comanda a aliança entre os dois partidos no Distrito Federal. Apesar disso, pelo menos em tese, Paula Belmonte teria a legitimidade para ter o projeto político endossado pela federação local, uma vez que o partido dela – o Cidadania – tem a maioria dos votos na versão distrital da aliança com o PSDB.
Contudo, o tucano aposta na decisão do colegiado nacional – onde o PSDB tem a grande maioria – para que seja escolhido na disputa ao Palácio do Buriti.
“O Distrito Federal está entre as prioridades nacionais do PSDB”, garante.