Ibaneis sobre vacinas: “Se negociação avançar, DF vai comprar doses”
Governador lidera consórcio interestadual que negocia a compra de 28 milhões de doses da vacina Sputnik V, desenvolvida na Rússia
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou, no início da noite desta sexta-feira (16/4), que caso avancem as negociações para a compra de vacinas contra a Covid-19, o Governo do Distrito Federal (GDF) vai adquirir o imunizante diretamente de laboratórios. A declaração foi publicada na conta pessoal do emedebista no Twitter.
“A negociação com farmacêuticas está sendo realizada desde setembro pela Secretaria de Saúde – mas nenhuma empresa está fazendo venda direta para os estados. O Consórcio Brasil Central também está negociando a Sputnik V. Se a negociação avançar, eu garanto, o DF vai comprar as doses”, afirmou.
A promessa está contextualizada em publicações referentes à campanha de vacinação realizada pelos servidores da Secretaria de Saúde, responsáveis pelos atendimentos e pela triagem.
“Quero ressaltar meu respeito e gratidão aos profissionais de saúde, que estão dando o melhor de si para salvar vidas e combater a Covid-19. Graças a essa dedicação, foi possível abrir mais leitos, vacinar nos fins de semana e aplicar todas as doses imediatamente que chegam”, elogiou.
Segundo o governador, o trabalho “continuará no fim de semana com os mesmos profissionais, que estão atuando de forma incansável há mais de ano. Tenho feito de tudo para aliviar essa carga: contratei 6,5 mil novos colaboradores, os estoques de EPIs estão cheios, mas sei que a dedicação é grande”, frisou.
Veja a publicação:
A negociação com farmacêuticas está sendo realizada desde setembro pela @secsaudedf – mas nenhuma empresa está fazendo venda DIRETA para os estados. O Consórcio Brasil Central também está negociando a Sputnik V. Se a negociação avançar, eu GARANTO, o DF vai comprar as doses (6/6)
— Ibaneis Oficial (@IbaneisOficial) April 16, 2021
Ibaneis registou que, proporcionalmente, o DF está com a vacinação tão avançada quanto os demais estados. “Sei que alguns conseguiram avançar nas capitais, mas não se pode dizer o mesmo de cidades do interior. Aqui, todas as RAs [regiões administrativas] têm doses garantidas com distribuição justa”, finalizou.
Consórcio
Formado por seis estados brasileiros e o Distrito Federal, o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC) está em negociação avançada para a compra de cerca de 28 milhões de doses da Sputnik V, vacina contra a Covid-19.
A articulação ocorre diretamente com representantes do Fundo Soberano Russo (RDIF). A imunização deve ser aplicada em duas etapas, o que beneficiará 14 milhões de brasileiros. A articulação foi revelada pelo Metrópoles.
O BrC é presidido pelo governador do Distrito Federal, e tem como secretário executivo o vice-governador, Paco Britto (Avante). Por ter cláusulas confidenciais, outras informações ainda são guardadas a sete chaves. Além do DF, o grupo é formado pelos governadores de Goiás, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Tocantins.
De acordo com Paco Britto, a aquisição ainda depende da aprovação dos imunizantes pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Por determinação do governador, foi assinada uma LOI (Letter of Intent, ‘carta de intenções’, na tradução livre), que é uma etapa anterior à assinatura do contrato final. Ainda aguardamos, obviamente, a autorização da Anvisa, mas estamos esperançosos de que vamos conseguir finalizar o acordo”, afirmou com exclusividade ao Metrópoles.