Ibaneis espera vacinar contra Covid todo grupo prioritário até abril
Governador do DF também reforçou que há negociações diretas com fabricantes para compra de imunizantes de forma “complementar” ao PNI
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou, nesta segunda-feira (22/3), que o Governo do Distrito Federal (GDF) pretende concluir a vacinação contra Covid-19 dos grupos considerados prioritários até abril.
O chefe do Executivo local reforçou, ainda, que negocia diretamente com fabricantes a compra de vacinas contra Covid-19. Na última sexta-feira (19/3), durante coletiva de imprensa, o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, havia antecipado a decisão de Ibaneis.
“Estamos negociando a compra de vacinas diretamente com fornecedores, como estratégia complementar ao Plano Nacional de Vacinação (PNI) do Ministério da Saúde. A negociação não é fácil, por causa da alta procura. Os prazos são longos, não há fornecedores com pronta-entrega”, escreveu no Twitter.
Ainda segundo o emedebista, as tratativas ocorrem há alguns meses. “Achei mais responsável falar sobre o tema depois que houvesse mais segurança. Com a nova fase de vacinação, hoje temos esperança de imunizar os grupos prioritários até o fim de abril, e isso apenas com as doses do PNI”, reforçou.
Veja a publicação:
Estamos negociando a compra de vacinas diretamente com fornecedores como estratégia complementar ao Plano Nacional de Vacinação (PNI) do @minsaude. A negociação não é fácil por conta da alta procura. Os prazos são longos, não há fornecedores com pronta-entrega. (1/2)
— Ibaneis Oficial (@IbaneisOficial) March 22, 2021
Doses insuficientes
Conforme Osnei Okumoto afirmou na coletiva, a quantidade de doses enviadas pela União tem sido insuficiente. “Estamos com algumas frentes procurando entrar em contato com distribuidores e com fábricas de vacinas aqui no DF. Entre essas duas frentes, hoje tive respostas muito positivas de que haveria a possibilidade de a indústria estar disponibilizando vacinas para o DF”, salientou.
O secretário adiantou que tem cobrado da área federal o envio de mais doses dos imunizantes, para poder ampliar a capacidade de vacinação, principalmente dos grupos prioritários.
“Elaboramos um documento ao Ministério da Saúde solicitando a ampliação de vacinas a serem disponibilizadas aqui para o DF. Aguardamos a resposta do Ministério [da Saúde] para que possamos oferecer a vacina em maior quantidade para a população”, emendou.