metropoles.com

Gravidez na pandemia vira tema de livro de pós-doutor de Minas Gerais

Paulo Taitson e outros quatro especialistas lançam obra sobre os efeitos e riscos das vacinas contra a Covid-19 durante a gestação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução / Facebook
paulo taitson
1 de 1 paulo taitson - Foto: Reprodução / Facebook

Presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução (SRBA), o professor Paulo Franco Taitson lançou, nesta semana, um estudo sobre os efeitos das vacinas contra a Covid-19 durante a gravidez. Intitulado Covid-19 and vaccines in pregnancy (Covid-19 e vacinas na gravidez, na tradução livre), a obra tem outros três autores especialista em reprodução humana, como Edson Borges Júnior, Hitomi Nakagawa, Maria do Carmo Borges de Souza e Adelino Amaral Silva.

O professor é pós-doutor em Reprodução Humana pelo Instituto de Ginecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Medicina-Bioética pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É fundador e professor da disciplina de Reprodução Humana na Pontifícia Universidade Católicas de Minas, além de lecionar matérias sobre anatomia e bioética. É Presidente da Fundação Hospital São Francisco de Assis.

“A vacinação é eficaz e não induz um aumento do risco de contrair infecção por Covid-19. Embora ainda não haja estudos em humanos sobre vacinação contra Covid-19 e gravidez, nenhuma das as vacinas contêm vírus Sars-Cov-2 vivos”, registra.

“Não há razão para atrasar as tentativas de gravidez ou tratamentos de reprodução assistida se a vacina não estiver disponível ou no caso de pacientes fora do grupo de risco. As decisões quanto ao uso (ou não) das vacinas devem ser compartilhadas entre pacientes e médicos, respeitando os princípios éticos da autonomia, beneficência e não maleficência”, acrescenta.

Além de cientista, Paulo Taitson é coeditor do Jornal Brasileiro de Reprodução Assistida (JBRA Assisted Reproduction) e presidente da Fundação Hospital São Francisco de Assis, a 20ºª maior unidade do país que atende exclusivamente pelo Serviço Único de Saúde (SUS).

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?