metropoles.com

Gim Argello se filia ao Pros e sairá candidato ao Senado pelo DF

Ex-senador pelo DF teve uma condenação anulada pelo STJ e voltou a ser elegível para disputar o cargo majoritário nas eleições de outubro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Acervo familiar
Gim Argello
1 de 1 Gim Argello - Foto: Acervo familiar

O ex-senador Gim Argello anunciou, nesta sexta-feira (1º/4), que se filiou ao Partido Republicano da Ordem Social (Pros), por onde vai disputar a vaga ao Senado Federal.

O convite ao político foi feito pelo coach Pablo Marçal, influenciador que mobiliza milhões de seguidores nas redes sociais. “Temos os mesmos valores, que é a importância da família, da vida. Decidimos seguir juntos nessa caminhada”, afirmou o ex-senador.

No início de fevereiro, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) anulou uma condenação contra o ex-senador brasiliense no âmbito da Operação Lava Jato e decidiu que o foro competente para julgar os processos contra o ex-petebista é a Justiça Eleitoral.

Na prática, o entendimento tornou o ex-senador elegível para as eleições deste ano. A decisão é da Quinta Turma da Corte superior e deve ser publicada nos próximos dias. “Mesmo diante de todas as dificuldades, segui acreditando na Justiça do nosso país. Reconhecidas as injustiças, agora é hora de avançar e trabalhar por um DF melhor”, afirmou à época ao Metrópoles.

Lava Jato

O ex-congressista chegou a ficar preso durante três anos, em Curitiba, mas após um indulto assinado pelo ex-presidente Michel Temer (MDB) conseguiu deixar a cadeia em junho de 2019. O político havia sido condenado a 11 anos e 8 meses por supostamente cobrar propinas durante a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras. Conforme a decisão mais recente do STJ, Argello volta a ter os direitos políticos.

A decisão se assemelha ao que ocorreu com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quando teve as condenações proferidas pelo ex-juiz federal Sergio Moro anuladas por vícios processuais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?