metropoles.com

GDF quer renovar isenção de tributos na Saúde, Educação e Economia

Projeto de lei será encaminhado para a Câmara Legislativa com o objetivo de manter benefícios fiscais já concedidos no Distrito Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Myke Sena/Especial para o Metropoles
Secretário de Economia do DF, André Clemente
1 de 1 Secretário de Economia do DF, André Clemente - Foto: Myke Sena/Especial para o Metropoles

O secretário de Economia, André Clemente, decidiu propor a renovação de isenções ou reduções de alíquotas do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) para diversas categorias nas áreas da Economia, da Saúde e Educação. Por impactar na arrecadação, o projeto será encaminhado para a análise da Câmara Legislativa (CLDF).

De acordo com Clemente, as isenções já foram aprovadas pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). “São importantes medidas de impacto social e econômico, que garantem mais qualidade de vida para os brasilienses e mantêm a economia do Distrito Federal dinâmica”, disse.

O benefício fiscal servirá, por exemplo, para isentar a importação de equipamentos, insumos e componentes destinados a ensino, pesquisa e serviços médico-hospitalares, além das importações e operações de produtos e medicamentos de combate à dengue, malária e febre amarela, além de H1N1, câncer e Aids.

Na educação, o GDF quer manter a isenção para doações de mercadorias para a rede pública de ensino e operações relativas à empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Há nessa fila a isenção para importação de bens destinados a ensino e pesquisa, entre elas para a Fundação Universidade de Brasília (UnB), além do apoio de projetos culturais credenciados pelo Poder Público.

Na área econômica, a intenção do governo é de preservar benefícios para a importação, aquisição e operação com equipamentos industriais, implementos agrícolas, matrizes animais, insumos agropecuários. Além disso, para saídas internas de materiais de construção e também de biodiesel, operação de saída de aeronaves, peças, componentes e materiais da indústria da aviação.

Pessoas com deficiência

De acordo com o projeto, aquisição de materiais de saneamento básico e ferroviários também devem manter o benefício. A compra de equipamentos e medicamentos por instituições que atendam pessoas com deficiência física, auditiva, mental, visual e múltipla também será isento do ICMS, assim como a compra de veículos por esse grupo específico.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?