metropoles.com

GDF diz que espera aplicar 2ª dose em 184 mil pessoas até o fim do mês

Mais cedo, o GDF anunciou que pretende reduzir para 37 anos a idade mínima para vacinação contra a Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pete Bannan/MediaNews Group/Daily Local News via Getty Images
Vacina Pfizer coronavírus
1 de 1 Vacina Pfizer coronavírus - Foto: Pete Bannan/MediaNews Group/Daily Local News via Getty Images

O Governo do Distrito Federal (GDF) afirmou que, até o fim do mês de julho, espera vacinar mais de 184 mil pessoas com a segunda dose da imunização contra a Covid-19. A informação foi dada, nesta segunda-feira (19/7), durante uma coletiva de imprensa realizada no Palácio do Buriti.

“De hoje até o dia 31, nós temos que vacinar 184.817 com a segundas dose [da vacina]. De hoje até sexta-feira, nós temos 55 mil pessoas para vacinar. Hoje o que nós temos aguardando a vacinação são em torno de 170 mil doses e estamos aguardando a remessa, nesta semana, para completar como segundas doses para poder aplicar na população que já tomou a primeira”, disse.

O secretário voltou a rebater a informação de que haveriam vacinas estocadas na Rede de Frio da Secretaria de Saúde e pontuou que os insumos estão reservados exclusivamente para quem tomou a primeira aplicação e, com isso, não comprometer o ciclo total de imunização.

“Se tivéssemos usado a segunda dose como a primeira, como vários estados fizeram, nós hoje não teríamos vacina para aplicar nessas 184 mil pessoas. Por que eu falei isso ? Porque muita gente está falando que tem 200 mil doses paradas e eu estou falando que essas 172 mil doses que estão na Rede de Frio não estão paradas. Isso não é dose parada: é dose programada para ser aplicada nas pessoas que tomaram a primeira. Eu repito que, se aqui em algum momento tivéssemos aplicado a 2ª dose como a primeira, teria dose faltando para quem tomou a primeira”, reforçou.

Mais cedo, o GDF também anunciou que pretende reduzir para 37 anos a idade mínima para vacinação contra a Covid-19 após o anúncio da chegada de uma remessa de pouco mais de 92 mil doses do imunizante pelo Ministério da Saúde, prevista para quinta-feira (22/7).

“Nós vamos receber essas doses, vamos poder com isso avançar na vacinação, que é o que todos nós esperamos e todos nós queremos. Inclusive, com base nisso, estamos recebendo até a próxima quinta-feira 92.032 doses de vacina. Com isso, será possível baixar para 37 anos”, disse.

Gustavo Rocha disse, ainda, que a partir dessa nova remessa, o governo decidiu vacinar sem a necessidade do agendamento. A decisão ocorre após várias reclamações sobre a instabilidade do sistema responsável pelo cadastramento de vagas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?