GDF confirma início da vacinação de jovens de 17 anos na terça-feira
Informação foi ratificada nesta quinta-feira (19/8) pelo secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha
atualizado
Compartilhar notícia
O Governo do Distrito Federal (GDF) confirmou a vacinação de adolescentes de 17 anos a partir da próxima terça-feira (24/8) em todos os postos montados pela Secretaria de Saúde. A informação foi dada pelo secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, durante coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (19/8), no Palácio do Buriti.
Por enquanto, desde quarta-feira (19/8), o DF usa a “xepa”, sobra de vacinas das Pfizer-BioNTech, para imunizar o público de 12 a 17 anos. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) atualizou as regras para a aplicação das doses remanescentes e, a fim de evitar o desperdício, e considerando que, na terça-feira (17/8), teve início a imunização do grupo de 18 e 19 anos, o que sobrar desse imunizante também poderá ser aplicado nos adolescentes de 12 a 17 anos.
De acordo com o integrante do Palácio do Buriti, o início da nova fase foi possível após o Ministério da Saúde anunciar o envio de mais 46.968 doses para a primeira aplicação da vacina contra Covid-19. Outras 18,9 mil chegarão para completar o ciclo vacinal de quem recebeu a primeira aplicação.
“No início da semana, o governador havia dito que começaria a vacinação de jovens entre 12 e 17 anos. Com o número definido pelo ministério, conseguiremos começar a vacinar quem tem 17 anos, que tem um público de 48.263 pessoas no Distrito Federal”, afirmou.
Gustavo Rocha lembrou que, no total, a faixa etária compreendida entre 12 e 17 anos tem 317.529 pessoas, conforme informou a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan-DF).
“As faixas etárias contempladas poderão ser reduzidas a partir das novas remessas do Ministério da Saúde”, frisou.