Futuro líder do governo na CLDF, Hermeto testa positivo para Covid-19
A informação foi confirmada ao Metrópoles na manhã desta quinta-feira (17/12). Exame Swab foi realizado na terça-feira (15/12)
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado distrital João Hermeto (MDB) testou positivo para a Covid-19. A informação foi confirmada ao Metrópoles na manhã desta quinta-feira (17/12).
O futuro líder do governo na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), realizou exame na última terça-feira (15/12) à tarde para detecção da presença do novo coronavírus no organismo.
O resultado saiu na manhã desta quinta. O exame laboratorial Swab deu positivo para a infecção.
Segundo a assessoria do parlamentar, Hermeto cumpre isolamento em casa, seguindo todas as recomendações médicas.
Liderança do governo
Nessa quarta-feira (16/12), o governador Ibaneis Rocha (MDB) confirmou a escolha do deputado distrital para assumir a liderança do governo na CLDF.
A coluna Janela Indiscreta, do Metrópoles, já havia antecipado a tendência do emedebista por algum integrante do próprio partido.
Na manhã de quarta, o distrital Claudio Abrantes (PDT) anunciou que deixará a função a partir de janeiro, após ter sido escolhido presidente da Comissão de Assuntos Fundiários (CAF). O comunicado foi feito durante uma reunião no Palácio do Buriti.
“Após dois anos de muito trabalho e de muita produtividade, nós chegamos a um comum acordo, até para que eu possa me dedicar mais à Comissão de Assuntos Fundiários, que tem muitas pautas importantes para o próximo biênio. Por isso, deixo a liderança do governo”, justificou o pedetista.
Escolhido como sucessor, Hermeto terá de ter jogo de cintura para agregar votos não apenas dos apoiadores do governo mas também do chamado Centrão. O grupo de deputados autodenominados “independentes” tem incomodado o Palácio do Buriti, principalmente nas pautas que necessitam de maior quórum para aprovação no plenário.
Quem vai ocupar o cargo de vice-líder será o distrital Robério Negreiros (PSD). “Farei o meu melhor para defender os interesses do governo em prol da população do DF, que sofreu muito no último ano com as medidas de prevenção aos avanços do coronavírus e clama por uma retomada vigorosa na geração de emprego e renda, bem como melhorias significativas na área da saúde”, disse.
Entre as atribuições de líder e vice-líder de governo, estão as prerrogativas de fazer uso da palavra durante as sessões deliberativas, tomar parte nas reuniões do Colégio de Líderes e, ainda, direcionar a votação da base sobre qualquer proposição que tramite no plenário da Casa.