metropoles.com

Farmacêuticos e agentes funerários do DF começam a ser vacinados sexta

De acordo com secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, será obrigatório o agendamento da data para garantir a imunização das categorias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno / Especial para o Metrópoles
Vacina
1 de 1 Vacina - Foto: Gustavo Moreno / Especial para o Metrópoles

O secretário chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, anunciou nesta terça-feira (23/3), que os profissionais de saúde de clínicas, farmácias e consultórios, além de trabalhadores de funerárias, começam a ser vacinados na próxima sexta-feira (26/3).

Durante coletiva de imprensa realizada no Palácio do Buriti, o titular da pasta informou que a liberação será mediante os repasses efetuados pelo Ministério da Saúde e a data da imunização deverá ser agendada.

“Friso a questão do agendamento, porque é importante destacar para que esses profissionais não busquem diretamente a vacina nas unidades de saúde”, disse.

De acordo com o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, o sistema de agendamento estará liberado a partir de quinta-feira (25/3). “Quando a pessoa fornecer o CPF, se ele já tiver tomado a vacina, será detectado e ele não poderá realizar o agendamento”, disse.

“O Ministério da Saúde garantiu vacinas da Oxford e Coronavac para amanhã. Pelo que a gente tem de conhecimento, devem chegar de manhã ou no período da noite, que são os horários que estamos recebendo cargas de vacina no DF”, salientou o chefe da pasta.

Estão incluídos nesta nova etapa os trabalhadores de consultórios, clínicas, laboratórios, farmácias, funerárias e do Instituto Médico Legal (IML). Essa primeira etapa contempla: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, médicos veterinários e seus respectivos técnicos.

Forças de segurança

De acordo com Rocha, a inclusão deste novo grupo não afetará a imunuzação do público da terceira idade. “A ideia dessa vacinação dos profissionais não deve e não vai interferir na vacinação dos idosos”, garantiu.

Durante a coletiva, o Palácio do Burito também confirmou que integrantes das forças de segurança pública do Distrito Federal serão incluídos no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19 na próxima semana.

Mais cedo, o Metrópoles noticiou que, do ponto de vista do presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado distrital Rafael Prudente (MDB), a imunização dos integrantes das corporações de segurança é vital neste momento de agravamento da pandemia.

“Estou em contato direto com o governador, e espero para esta semana ainda uma definição. Os policiais e bombeiros estão na linha de frente e precisam ser vacinados com prioridade”, destacou Prudente.

O líder do governo na CLDF, deputado distrital Hermeto (MDB), tem defendido a vacinação dos profissionais de segurança sistematicamente. No início da tarde desta terça, ele publicou em sua conta do Instagram um vídeo informando que a inclusão deste grupo no público-alvo foi garantida por Ibaneis.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?