metropoles.com

Entidades do DF querem reparação após Thaís, do BBB 21, imitar Libras

Um abaixo-assinado foi aberto para respaldar, na Justiça, uma ação civil contra a integrante da 21ª edição do reality global: “Desrespeito”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução / BBB
Thais libras
1 de 1 Thais libras - Foto: Reprodução / BBB

O Centro Brasiliense de Defesa dos Direitos Humanos e o Sindicato dos Trabalhadores Intérpretes de Libras de Brasília criaram um abaixo-assinado para repudiar Thaís, integrante do Big Brother Brasil (BBB) 21, após a sister ter simulado a atuação de um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A transmissão (reprodução em destaque) foi registrada, ao vivo, na noite de segunda-feira (13/4), quando Gil estava com a palavra.

O protesto também teve a adesão da Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (Apada-DF). A Libras foi reconhecida como meio legal de comunicação pela Lei Federal 10.436, de 24 de abril de 2002.

“Repudiamos o comportamento preconceituoso e desrespeitoso da participante Thaís Faria Braz, da 21ª edição do BBB, que, durante a transmissão do programa, utilizou de forma pejorativa gestos para simular a atuação de um tradutor/intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Libras completará, nos próximos dias, 19 anos de reconhecimento como língua oficial brasileira”, inicia o pedido.

De acordo com os autores, “o comportamento da Thaís ofende a comunidade surda e todos os profissionais de Libras que lutam até hoje por reconhecimento. Exigimos a imediata retratação da participante e da Rede Globo com exibição, em tempo igual, de conteúdo para valorização da língua de sinais. Não aceitaremos preconceito e brincadeira com a língua de um povo que resiste em um país por mais reconhecimento e direitos”, reforçam.

O abaixo-assinado pode ser acessado aqui.

Veja o vídeo compartilhado nas redes:

Desrespeito

Segundo Michel Platini, presidente do Centro Brasiliense de Defesa dos Direitos Humanos e fundador do Sindicato dos Trabalhadores Intérpretes de Libras de Brasília, o tema não é motivo para brincadeira.

“Quem brinca com essa língua, brinca também com os profissionais intérpretes, brinca com um povo que resiste e luta por inclusão e respeito. O capacitismo precisa ser combatido e, por isso, exigimos uma retratação”, disse.

Ele explica que o termo capacitismo é usado na construção social de um corpo padrão denominado como “normal” e da subestimação da capacidade e aptidão de pessoas em virtude de suas deficiências.

A participante Thaís está no paredão para deixar o programa nesta noite. Disputa a permanência com os participantes Fiuk e Arthur.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?