metropoles.com

Dia Nacional dos Surdos: tuitaço pede que Senado tenha intérprete de Libras

Movimento é organizado pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência para garantir acessibilidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução / Twitter
libras 2
1 de 1 libras 2 - Foto: Reprodução / Twitter

No Dia Nacional dos Surdos, celebrado neste sábado (29/9), a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência organizou movimento virtual para que o Senado Federal tenha intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) em suas atividades legislativas e, também, na programação da TV Senado.

A pauta é reivindicada pelo movimento em favor das pessoas surdas e, como parte das ações, a intenção é realizar um tuitaço com a hashtag #LIBRASnoSenadoJá para que todos interessados e apoiadores da causa despertem o comando da Casa a garantir acessibilidade às pessoas surdas. O grupo também divulgará imagens de parlamentares segurando cartazes em prol da campanha.

Durante reunião com o presidente em exercício da Câmara dos Deputados, deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP), na última segunda-feira (21/9), a deputada federal Tereza Nelma (PSDB), que preside a frente parlamentar, pediu apoio para o manifesto.

Em julho, um ofício foi encaminhado ao presidente da Casa, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), para solicitar medidas de acessibilidade para a população surda. “É de suma importância garantir que as ações do Senado Federal e de seus 81 senadores sejam levadas ao conhecimento de todos, indistintamente. O não acesso a esse conteúdo fere os direitos linguísticos dos surdos, que têm a Libras como seu meio de comunicação e expressão”, diz trecho do ofício.

Licitação

Alcolumbre informou aos parlamentares que instituiu um grupo de trabalho para elaborar estudo técnico e identificar soluções para atender à demanda.

No Brasil, uma das conquistas para a comunidade surda foi a Lei nº 10.436/2.002, que reconheceu a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão e estabelece que o poder público apoie o uso e difusão de Libras no país.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) apontam que 5% da população brasileira é de pessoas surdas. Esse número corresponde a mais de 10 milhões de pessoas, das quais 2,7 milhões possuem surdez profunda.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?